23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioCulturaJoanne Harris, Olivier Rolin e Mia Couto entre os convidados da 4.ª...

Joanne Harris, Olivier Rolin e Mia Couto entre os convidados da 4.ª edição do Tinto no Branco

A programação do Tinto no Branco — Festival Literário de Viseu foi apresentada ontem no Solar do Vinho do Dão. A quarta edição do evento decorrerá entre 7 e 9 de dezembro, sob o mote «Literatura Comparada».
A edição de 2018 do Tinto no Branco será a mais internacional de todas, com convidados do Reino Unido, França, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Roménia e Holanda.
Entre estes, contam-se Joanne Harris, autora britânica cuja obra Chocolate foi adaptada ao cinema e que assinalará com a visita a Viseu a edição do seu próximo romance em Portugal — O Feitiço da Lua Azul; Olivier Rolin, escritor francês vencedor do Prémio Femina e finalista do Goncourt, e Mia Couto, autor moçambicano agraciado com o Prémio Camões em 2013 e que dispensa apresentações junto do público português.
A estes, juntam-se Anna Kalimar, Joost Oomen e Matías Candeira, autores participantes no projeto europeu CELA — Connecting Emerging Literary Artists.
Reforçando o lugar do Tinto no Branco no panorama de festivais literários internacionais, o evento é parceiro da Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, cuja segunda edição (em outubro de 2018) recebeu uma mesa de debate intitulada «Tinto no Branco», dedicada aos temas privilegiados pelo festival viseense: literatura e vinho.

Nas palavras de Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, “esta aposta reforça a importância de Viseu no cartaz dos eventos literários ibéricos e terá um natural reflexo na atratividade de públicos”.

Tinto no Branco recebe , este ano entre outros, Mia Couto

Jorge Sobrado, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, destaca o caráter singular do evento: “o Tinto no Branco alcança na sua quarta edição a maturidade e um estatuto de reputação cultural que o tornam incontornável. A sua diferenciação, através da associação inédita da literatura aos vinhos e ao património, confere-lhe um lugar absolutamente único”.
De 7 a 9 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão receberá as habituais mesas de debate, conversas de vida, oficinas e apresentações de livros, mas também espetáculos e, pela primeira vez, workshops de escrita criativa e tradução.
Juntam-se ainda ao rol de convidados António-Pedro Vasconcelos, Daniel Jonas, Filipa Melo, Francisco José Viegas e Ricardo Pais, entre outros.
Saiba tudo sobre a quarta edição no site oficial do Tinto no Branco.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: