15.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Nacional Gabinete de Apoio à Vítima já está a funcionar em Penamacor

Gabinete de Apoio à Vítima já está a funcionar em Penamacor

O município de Penamacor tem a funcionar um Gabinete de Atendimento e Apoio à Vítima, anunciou hoje a autarquia local em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

informação explica que o novo serviço resulta de um protocolo assinado com a Amato Lusitano, Associação de Desenvolvimento, e que a Câmara de Penamacor foi um dos municípios do distrito de Castelo Branco que aderiu à iniciativa de descentralização de serviços, sendo o Gabinete de Ação Social e Educação responsável pela implementação no terreno.
“Desta forma, o primeiro contacto é realizado com as técnicas deste gabinete, agendando-se, posteriormente, um atendimento/intervenção com os técnicos da Amato Lusitano, que se deslocam a Penamacor pelo menos duas vezes por mês ou sempre que for assinalada uma situação emergente”, é referido.
A informação também salienta que a confidencialidade no atendimento está assegurada e que serão promovidas as condições necessárias ao apoio e proteção das vítimas de violência doméstica, de forma a garantir o eficaz encaminhamento e apoio das diferentes situações.
“Esta medida tem como primeiro objetivo a intervenção e apoio (social, psicológico e jurídico) a pessoas vítimas de violência doméstica, através de um serviço mais próximo e mais presente junto da comunidade”, acrescenta este município do distrito de Castelo Branco presidido pelo socialista António Luís Beites.
Segundo o referido, outra das intenções prende-se com “a prevenção, através da implementação de programas de desenvolvimento de competências para as questões da igualdade de género, não-discriminação e direitos humanos, com vista à promoção de relações saudáveis, e evitando, assim, comportamentos violentos”, tais como a violência ao nível das relações de intimidade, entre pares, contra a pessoa idosa, contra crianças e do abuso sexual.
Este trabalho de prevenção é dirigido à comunidade escolar e à comunidade em geral.
Este Gabinete de Atendimento e Apoio à Vítima está a funcionar nas instalações do município, no Largo Tenente Coronel Júlio Rodrigues da Silva.

Penamacor marcou presença em cerimónia do Dia Mundial da Igualdade

A Câmara Municipal de Castelo Branco, em colaboração com a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, celebrou, no dia 26 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade.
A sessão de abertura do Seminário contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

Dia Municipal para a Igualdade

Os municípios de Penamacor, Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão prestaram-se a debater as estratégias de combate, prevenção e apoio à vítima de violência doméstica, nas políticas e apoio às vítimas de violência doméstica e na promoção da igualdade
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Bolsas de apoio ajudam na comparticipação dos encargos num curso superior

Filhos de colaboradores da Valnor recebem bolsas de estudo No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo 2020/2021,da...

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda,...

Covid-19: Portugal com 498 internados em cuidados intensivos

Portugal tem hoje 498 pessoas diagnosticadas com covid-19 internadas em cuidados intensivos, mais sete do que no domingo, tendo igualmente subido para 3.241 os internamentos...

Portugal com 74 mortos relacionados com covid-19 e 4.044 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 74 mortos relacionados com a covid-19 e 4.044 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: