12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Cultura Visita vitivinicola da Associação Portuguesa de Horticultura à Região da Beira Interior

Visita vitivinicola da Associação Portuguesa de Horticultura à Região da Beira Interior

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH), com a colaboração do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vai, este ano, dar a conhecer a sub-região da Cova da Beira, a sua história, cultura, gastronomia e tradições de vinhas e vinho, nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

A visita que se estende desde Vila Velha de Ródão a Belmonte, passando por Castelo Branco, Fundão e Covilhã, tem como programa um conjunto de atividades de caráter cultural e da temática da vinha e do vinho,
A Associação Portuguesa de Horticultura- APH é uma associação sem fins lucrativos que visa apoiar e fomentar o progresso da Horticultura e contribuir para o aperfeiçoamento científico e técnico dos seus membros, estimulando a cooperação entre eles.  
No âmbito da APH, a Horticultura é entendida no sentido abrangente, incluindo a Fruticultura, Viticultura, Olivicultura, Horticultura Herbácea e Horticultura Ornamental, sendo cada uma destas áreas representada por um Vice-Presidente.
Relembre-se que a Região da Cova da Beira pertence à DO Beira Interior criada a 2 de Novembro de 1999, resultado da aglutinação das regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel, que passaram a sub-regiões desde então.
Tem um passado histórico vitivinícola que remonta à fundação da nacionalidade portuguesa, está localizada no interior centro de Portugal, tem cerca de 16 000 hectares de vinhas e uma grande variedade de castas.
Destacam-se nas brancas a Síria, Fonte Cal, Malvasia e Arinto e, nas Tintas, a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
Nos últimos anos, tem-se dado nesta região uma grande evolução relativa ao aumento do número de produtores e à qualidade dos seus vinhos.
A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) vai, assim,  proporcionar aos seus sócios e aos amigos da APH, uma visita que proporcionará um maior conhecimento e a possibilidade de desfrutar de uma região extremamente rica de história e cultura.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Epidemia atingiu o pico em Portugal no dia 25 de novembro

A epidemia de Covid-19 atingiu o pico da sua incidência em Portugal no dia 25 de novembro, verificando-se já uma tendência de descida, disse...

Covid-19: Disponibilidade dos farmacêuticos e das farmácias

VACINA COVID-19 No momento da elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, os Farmacêuticos e as Farmácias afirmam publicamente a sua disponibilidade para integrarem...

Rangel lança serviço de grupagem ‘Connecting Africa’

SOLUÇÃO RESPONDE ÀS CONTINGÊNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA A Rangel Logistics Solutions (RLS) anunciou recentemente o lançamento do serviço “Connecting Africa”, uma solução que se dedica às importações...

ESCLARECIMENTO: Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital

ESCLARECIMENTO "Ao longo dos últimos dias têm sido sistematicamente veiculadas, nos noticiários de diversos órgãos de comunicação social, afirmações de membros do movimento autointitulado “a pão e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: