10.6 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura “Rede de Educação Superior e Desenvolvimento das Regiões” é tema da Conferência...

“Rede de Educação Superior e Desenvolvimento das Regiões” é tema da Conferência do Politécnico

Inserido na iniciativa “Conferências do Politécnico/Banco Santander Totta”, realiza-se no dia 14 de novembro, pelas 18:00 horas no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco, uma conferência subordinada ao tema “Rede de Educação Superior e Desenvolvimento das Regiões” proferida pelo Professor Doutor Júlio Pedrosa de Jesus.
Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus, nasceu em 1945, em Cadima (Cantanhede, Coimbra). Licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Cardiff, lecionou na Universidade de Aveiro, onde atingiu a situação de Professor Catedrático.
Depois de cerca de 25 anos de investigação sobre Química Bioinorgânica e de Materiais, da qual resultou cerca de uma centena de publicações, os seus interesses têm-se centrado, nos últimos 20 anos, sobre Políticas e Governança da Educação, com especial interesse em modelos de governança, plataformas de cooperação Universidade-Sociedade, avaliação e qualidade na Educação.
Ocupou o cargo de Ministro da Educação no XIV Governo Constitucional de julho de 2001 a abril de 2002. Em 2009 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Desde janeiro de 2017, as suas atividades são desenvolvidas como investigador do Centro de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GovCoPP) da Universidade de Aveiro, enquanto mantém a ligação ao CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, como colaborador.

Foi membro do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian para a Qualificação das Novas Gerações, de 2013 até 2017. Com o apoio desta Fundação, no período de 2014 a 2017 coordenou uma equipa que promoveu o estudo Educação Superior em Portugal: Uma Nova Pespectiva, publicado naquele último ano e, no momento, promove um trabalho sobre Indicadores, Modelos e Experiências de Monitorização e Avaliação de Aprendizagens e de Desenvolvimento das Crianças dos 3 aos 18 anos, iniciado em outubro de 2018.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes

Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”

Luís Faria triunfa no arranque do segundo Maia Open

Vimaranense venceu pela primeira vez no Challenger Tour Procura juntar-se a seis compatriotas no quadro principal

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

Trabalhadores dos CTT cumprem na segunda-feira primeiro de três dias de greve

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve na segunda, quarta e quinta-feira, exigindo aumentos salariais e reforço de colaboradores para o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: