19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalCongresso analisa ligação entre jornalismo e dispositivos móveis na Covilhã

Congresso analisa ligação entre jornalismo e dispositivos móveis na Covilhã

UBI recebe a quarta edição de um evento científico único em Portugal que vai analisar o futuro das notícias, face à evolução tecnológica

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe na próxima semana o 4.º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis – #JDM2018, que vai reunir um conjunto de especialistas internacionais para analisar o universo das notícias e o seu cruzamento com objetos de utilização constante, como os smartphones ou os tablets.
O encontro científico acontece na Faculdade de Artes e Letras, nos dias 19 e 20 de novembro, próximas segunda e terça-feira.
O evento bienal é o único a realizar-se em Portugal sobre o tema e, uma vez mais, apresenta um vasto programa que abrange as mais recentes tendências da produção e consumo de informação jornalística, que prometem continuar a mudar o funcionamento das empresas e dos profissionais do sector.
São disso exemplo temas como a realidade aumentada, o recurso a aplicações – Whatsapp ou Instagram – e os conceitos de transmedia e crossmedia, entre muitos outros.
Tudo visto à luz de experiências concretas desenvolvidas em países como Brasil, Espanha e Estados Unidos e, obviamente, Portugal.
A análise será feita pelos especialistas internacionais que compõem as três conferências e quatro mesas de debate, onde marcam presença Eva Dominguez, que estará na conferência de abertura do #JDM2018 e é responsável pelo projeto NUSHU, indicado pelo HundrED como uma das 100 inovações educativas mais inspiradoras do mundo.
A investigadora apresenta o tema “¿Periodismo aumentado? Los retos narrativos de las tecnologías inmersivas?” (dia 19, 9h30).
Na conferência que encerra o congresso, Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão), jornalista e diretor do Departamento de Comunicação da UFM na área de Jornalismo em Redes Digitais, aborda “Sistemas Imersivos e Realidade Virtual no Jornalismo” (dia 20, 15h45).
Como habitualmente, o #JDM2018 vai mostrar a perspetiva de quem está no terreno e convida, desta vez, três jornalistas de três órgãos de informação de expressão nacional, que têm em comum lidarem de perto com o universo da tecnologia digital.
Na Conferência “Ponto de Vista dos Jornalistas” (dia 20, 14h00) participam Daniel Catalão (RTP), jornalista especializado em novas tecnologias e internet e apresentador da RTP; Ivo Neto (Jornal de Notícias), responsável pelas redes sociais do JN e especialista em assuntos relacionados com tecnologia; e Miguel Soares (Antena 1), editor e coordenador de informação da Antena 1 (RTP) nas redes sociais.
A Sessão de Abertura do #JDM2018 está marcada para o Anfiteatro da Parada, às 9h00, do dia 19 de novembro e é uma iniciativa da Faculdade de Artes e Letras e do Labcom.IFP.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading