10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaReal Associação da Beira promoveu Palestra em Fundão

Real Associação da Beira promoveu Palestra em Fundão

A Real Associação da Beira Interior com apoio da Câmara Municipal do Fundão, organizou no dia 9 de Novembro, uma palestra subordinada o tema “John Stuart Mill”.
O evento realizou-se no Museu Arqueológico José Monteiro do Fundão.
O orador convidado foi o investigador, professor universitário e empresário José Tomaz Pinto de Castello-Branco.
Na mesa esteve o Director do Museu de Arqueologia do Fundão, Pedro Miguel Salvado e o representante da Real Associação da Beira Interior,Rui Mateus.
Pinto de Castello-Branco iniciou, a palestra falando do liberalismo, referindo-se ao governo da sociedade como um todo.
O individuo é soberano de si próprio, a sociedade não deve intervir perante a pessoa isolada, apenas deve intervir quando existem danos provocados contra terceiros.
John Stuart Mill, viveu no Século XIX, em plena ascensão do liberalismo, onde a maioria dos filósofos e pensadores económicos eram liberais.
Segundo John Stuart Mill, devia haver liberdade de expressão, princípio do conhecimento, justificar a liberdade como fundamental, sem a dita liberdade não pode funcionar o motor da sociedade. Em suma, tratava-se do pensamento progressista oitocentista.
Antes à Idade Moderna via-se a história com ciência exacta, pensado que a história era cíclica e repetia-se.
Os liberais alteraram o conceito da história como ciência e mesmo Carl Marx com o materialismo histórico e August Comte com o positivismo.
As revoluções liberais alteraram de forma radical a história política, como a revolução inglesa de 1888 tendo como seu pensador John Lock, a revolução norte-americana de 1776 com a maçonaria tendo como doutrinadores George Washington, Tomaz Jefferson, John Adams e Benjamim Franklin e a revolução francesa como pensadores Jean Jacques Rosseau e Charles Louis de Secondat (Montesquieu).
Curiosamente o conceito de direita e esquerda no campo político, vem da revolução francesa, ao ser observado aquando as reuniões de Luís XVI de França colocando do seu lado direito a nobreza e o clero e do lado esquerdo o povo.
Os liberais pensavam construir uma sociedade completamente nova e renovada, como forma diferente de pensar fazendo uma ruptura radical com o Antigo Regime, mas para essa nova sociedade também teria que existir novas pessoas e ideias novas.
John Stuart Mill, chegou a escrever e publicar a sua autobiografia, era um poliglota que dominava vários idiomas desde criança, também dominava o grego da Antiguidade onde fez traduções do filósofo grego Aristóteles.
Pessoa que se pode dizer que não teve infância, era um intelectual com elevado QI, também escreveu um tratado de filosofia e economia política.
Escreveu várias obras, sendo uma delas que elaborou durante 10 anos, ‘Utilitarismo’.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading