13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Internacional A importância da robótica nas nossas vidas em Coimbra de 19 a...

A importância da robótica nas nossas vidas em Coimbra de 19 a 24 de novembro

A presença da robótica no nosso quotidiano é cada vez mais intensa.
Para mostrar a sua aplicação nas mais diversas áreas, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (AAC), o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), o Clube de Robótica e o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) associam-se à European Robotics Week (ERW), com a realização do evento Robotics In Our Lives @ DEEC, entre 19 e 24 de novembro.
Vai ser uma semana repleta de atividades dirigidas a estudantes do ensino superior e do ensino secundário e ao público em geral.
Exposições, visitas a laboratórios, workshops, palestras e apresentação de projetos em curso na FCTUC vão marcar a iniciativa, que envolve alunos, investigadores e docentes do DEEC.
E se os robôs tivessem olfacto? É o tema que abre a semana (19 de novembro), às 13h30m, na antiga biblioteca do DEEC.

Lino Marques vai abordar a utilização de robôs com olfacto para realizar tarefas particularmente exigentes, como detetar explosivos, drogas ou mesmo vítimas de grandes desastres.
No dia 20, no mesmo horário e local, é a vez de Marco Gomes abordar o tema “5G uma tecnologia disruptiva para a robótica e automação do futuro”.
Poderão os robôs evoluir sem “comunicarem” entre si ou connosco? Nesta “talk” os participantes vão conhecer as múltiplas oportunidades oferecidas ao desenvolvimento de robôs e sistemas de automação do futuro pela próxima geração de comunicações 5G.
Mas há mais temáticas a explorar. Na conferência “Marvin, um robô emocional (e paranoico)”, Paulo Menezes vai falar dos robôs que nem damos por eles, que parecem esconder-se aos que fazem questão de interagir connosco. Por falar em interação, será desejável que os robôs expressem emoções?
Em “Robôs, energia e autonomia”, André Mendes vai conversar sobre as baterias dos robôs e sobre a relação entre a sua autonomia e o acionamento dos motores dos seus atuadores.
Mais direcionado para o ensino secundário, o último dia do evento, 24 de novembro, inclui várias oficinas, demonstrações do Clube de Robótica e do Bot Olympics e ainda visitas interativas ao Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC.
De acordo com a organização, “as apresentações e as visitas que estão preparadas pretendem mostrar a importância da robótica no nosso dia a dia e no futuro”.

As inscrições nas atividades da ERW são obrigatórias e estão limitadas ao número de vagas para cada ação. Mais informação disponível em: https://neeec.pt/erw/.
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

PMC Wine & Food traz-lhe 4 motivos para beber vinho antes do meio-dia

Entre um palato muito mais sensível e as possíveis harmonizações com a comida de pequeno almoço, um copo de vinho antes...

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de...

A planear as férias de 2021? Rume ao The Magnolia Hotel no Algarve!

Deseja passar uns dias em família perto da praia? Sempre quis ficar hospedado num dos maiores resorts no sul do país...

OE2021: Aprovada proposta que prolonga vigência da linha de apoio ao setor social covid-19

Os deputados aprovaram hoje parte da proposta do PAN que assegura o prolongamento da vigência da “Linha de Apoio ao Setor Social...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: