11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Nacional APDA organiza colóquio sobre o valor da água em Castelo Branco

APDA organiza colóquio sobre o valor da água em Castelo Branco

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo Branco, organiza no próximo dia 20 de novembro de 2018, no auditório do Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, o Colóquio “O Valor da Água”.
No colóquio será apresentada a oitava edição do estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2018”, elaborado pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA.
Este trabalho, atualizado com tarifas referentes a 31 de dezembro de 2017, visa contribuir para um melhor conhecimento da evolução do Setor da Água no nosso país, nomeadamente a caracterização das entidades gestoras, a tipificação dos tarifários e a recolha e tratamento dos preços da água e saneamento em Portugal.
A edição abrange, designadamente, capítulos específicos sobre a evolução da qualidade do abastecimento de água em baixa, os resultados de um inquérito a entidades gestoras sobre as suas perspetivas económicas e de gestão no contexto nacional, uma análise comparada do mercado e dos preços no âmbito internacional e uma perspetiva das principais questões com que se defronta atualmente o Setor da Água.
Para além da apresentação do estudo, que desde a primeira edição conta com o relevante apoio da ERSAR, a APDA incluiu este ano no programa uma mesa redonda subordinada ao tema “O Valor da Água como Fator de Desenvolvimento”, tema da mais premente atualidade que a APDA coloca em debate na sociedade portuguesa, dada a necessidade sentida de olhar para este “recurso escasso” de forma alargada, e não somente como uma simples “utility”.
A intenção é analisar a relevância dos recursos hídricos e do Setor para o desenvolvimento de Portugal, bem como os anteriores fundamentais contributos dos Serviços da Água para o crescimento da qualidade de vida da população e a evolução económica e social do País.
Será dado um particular enfoque ao valor da água no Interior, no que toca ao aproveitamento das suas potencialidades para o desenvolvimento, tendo em conta as necessidades que se vêm sentindo de forma mais premente.
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: