9.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Internacional Governo português aprova estatuto revisto da CPLP com sanções para Estados-membros

Governo português aprova estatuto revisto da CPLP com sanções para Estados-membros

O Governo português aprovou na quinta-feira a revisão de 2017 dos estatutos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que já incluem sanções para os Estados-membros que violem a ordem constitucional, confirmou fonte oficial daquela organização.
O Governo português aprovou na quinta-feira a revisão de 2017 dos estatutos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que já incluem sanções para os Estados-membros que violem a ordem constitucional, confirmou fonte oficial daquela organização.
“A aprovação por Portugal da revisão aos estatutos de 2017 permitirá que o Estado português colmate a lacuna atualmente existente e ratifique todas a emendas feitas aos estatutos até à presente data”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
Entre as emendas está a alteração feita em 2012 que acrescentava no artigo 7.º dos estatutos sanções para os Estados-membros da organização que violem a ordem constitucional.
O artigo refere que, “em caso de violação grave da ordem constitucional num Estado-membro, os demais Estados-membros promoverão consultas visando a reposição da ordem constitucional”.
Segundo este artigo, “o Conselho de Ministros decidirá, com caráter de urgência, sobre as medidas sancionatórias a aplicar, que podem abranger desde a suspensão de participação no processo de decisão em órgão específico à suspensão total de participação nas atividades da CPLP”.
“As decisões do Conselho de Ministros sobre a suspensão de um Estado-membro são tomadas por consenso entre os demais Estados-membros”, lê-se ainda no mesmo artigo.
O diploma aprovado na quinta-feira segue agora para a Assembleia da República para ser ratificado e, depois, para a Presidência da República.
Além de Portugal, fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
*Lusa / Foto: MIGUEL A. LOPES

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Governo alerta 400 mil empresas para teletrabalho e máscara obrigatórios

O Ministério do Trabalho enviou hoje um e-mail a cerca de 400 mil empresas a alertar para a obrigatoriedade do teletrabalho nos...

Covid-19: Novos casos de infeção em Portugal descem há oito dias

Há oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um...

DCA Talks: “Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como...

proTEJO e o município de Vila Franca de Xira convidam a cidadania a refletir sobre o controlo e a fiscalização da qualidade da água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo e o Município de Vila Franca de Xira convidam os cidadãos e as populações ribeirinhas da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: