20.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Março 21, 2023
No menu items!
InícioCulturaPenamacor Vila Madeiro com programa completo

Penamacor Vila Madeiro com programa completo

O evento Penamacor Vila Madeiro volta a decorrer entre 7 e 25 de dezembro. São muitas as razões para ir até Penamacor

Está fechado o programa do Penamacor Vila Madeiro.
O evento decorre todos os fins de semana entre 7 e 25 de dezembro e conta com o corte e o transporte do Madeiro e a Festa na Senhora do Incenso, nos dias 7 e 8, e a noite de 23 para 24, na qual se acende a fogueira, como momentos altos.
No dia 7, sexta-feira, o evento arranca pelas 14:00, com a abertura do Mercado de Natal, sendo que a inauguração está marcada para as 15:00.
Nessa noite, sobe ao palco uma das Tunas da Universidade da Beira Interior e atuam grupos espontâneos, antes e após o espetáculo do artista Ruizinho de Penacova, tudo no Recinto de Nossa Senhora do Incenso.
No dia seguinte, o desfile do Madeiro acontece pelas 13:00, acompanhado de animação musical, e, pelas 23:00, decorre o Baile da Malta do Madeiro com o duo Artur e Márcia, na Casa do Povo.
Já no dia 9, domingo, o momento mais esperado é a atuação do Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão, pelas 17:00.

O Largo da Igreja é local obrigatório em Penamacor nas festividades natalícias da Vila Madeiro

O evento regressa no dia 15, sábado, com o 5º Passeio Equestre/1º Orihorse.
As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 10 de dezembro, através dos contactos 969 778 005 e 962 533 657.
Pelas 17:00 do mesmo dia, decorre o 2º Encontro dos Cantares ao Menino, no Convento de Santo António, com a atuação do Grupo Modas Antigas, do Rancho Folclórico Mondadeiras da Casa Branca, dos Cavaquinhos da Rebordosa e do Rancho Típico de Vila Nova.
Finalmente, pelas 21:00, acontece o Concerto de Natal dos Alunos do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão.
Já no dia 16, decorre o Passeio Pedestre “Natal na Floresta”, sendo que as inscrições devem ser efetuadas através do contacto 277 394 106.
Pelas 11:00, tem lugar o Encontro de Natal de Idosos do Concelho – Natal Sénior.
No domingo, dia 23, destaca-se a 2ª Corrida Solidária Vila Madeiro, pelas 18:00, a atuação da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, pelas 21:00, e o Concerto Saint Dominic’s Gospel Choir, pelas 22:00, na Praça Vila Madeiro.
O evento termina pelas 17:00 do dia 25 de dezembro.
De salientar que todos os dias do evento contam com animação de rua.

Ainda inseridas no Penamacor Vila Madeiro, decorrem outras atividades, como a Feira do Livro, na Biblioteca Municipal, o 3º Orimadeiro e a habitual festa de natal dos mais pequenos, subordinada à temática Natal na Floresta – Guardiões da Natureza em Festa, que envolve, no dia 14 de dezembro, alunos do primeiro ciclo e dos jardins de infância do concelho. Já na tenda “Natal na Floresta”, situada no ex-quartel, estará patente uma exposição de trabalhos sobre este tema e estão programados workshops de gastronomia tradicional e sabores da floresta.
No exterior desta tenda, está exposta a mostra “O Vila Madeiro”.

PROGRAMA COMPLETO

É possível consultar o programa completo através do link http://www.cm-penamacor.pt/vilamadeiro/index.php/programa.

O Madeiro

Recorde-se o Penamacor Vila Madeiro ganhou fama de ser o maior do país.
Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus.
O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias.

Fogueira da Vila Madeiro em Penamacor é já uma referência nacional

Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.
Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade.
De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: