7.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 27, 2020
No menu items!
Início Cultura Tigelada em destaque na programação de eventos em Proença para 2019

Tigelada em destaque na programação de eventos em Proença para 2019

O calendário anual dos eventos do concelho de Proença-a-Nova foi aprovado a 19 de novembro em reunião do executivo camarário.
O ano de 2019 será marcado pela aposta na promoção da tigelada, destacando este doce identificativo da cultura gastronómica do concelho, na Festa do Município, juntando dois dos principais eventos do calendário anual.
Mais do que as atrações turísticas que incluem as praias fluviais, os desportos de natureza, o património cultural e histórico, a gastronomia, o objetivo do Município é, através da tigelada, potenciar, outras atividades agro económicas, como a caprinocultura e a apicultura.
Em cima da mesa está também o projeto da fábrica da tigelada, que irá nascer na antiga escola primária do Pergulho durante o próximo ano, e que irá permitir a produção em massa deste doce tradicional.
A começar o próximo ano, Proença-a-Nova receberá dois eventos de relevo internacional, demonstrando a capacidade do território em acolher iniciativas para públicos diversificados: um Congresso sobre história da Medicina e ervas aromáticas e medicinais e as Jornadas Técnicas inseridas no projeto Interreg Suduoe Forest Território Resineiros, este último com o objetivo de manter a extração da resina como aproveitamento florestal rentável que contribua para o emprego rural e a conservação do território.
O tecido empresarial do concelho tem sido resiliente face aos desafios colocados pelo contexto económico, mas também pelo facto de trabalhar num interior ainda estigmatizado. Fortalecendo as pontes existentes entre o setor público e o privado, no próximo ano será organizado o II Fórum Empresarial.
O património material e imaterial continuará a ser valorizado na continuidade do projeto Beira Baixa Cultural, em iniciativas como a recriação histórica do Santo Lenho e das Guerras Peninsulares, a viagem ao tempo dos romanos, os astros na pré-história, as lendas, tradições e a etnografia das gentes do concelho materializado na recriação da lenda de São Pedro Cadeira, na viagem dos “ratinhos” a caminho do Alentejo, nas histórias fantásticas ou na apanha da azeitona.
Deste projeto de âmbito regional estão também inseridas as oficinas de cultura e gastronomia dedicadas à tigelada, ao peixe do rio e ao azeite, promovendo ao mesmo tempo a região e os nossos produtos endógenos.
Ainda na vertente do património cultural será lançado o livro da 2ª edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, dedicado a duas tradições que ainda se mantêm vivas no concelho: as Janeiras e a Encomendação das Almas.
Os produtos da nossa terra estarão também em destaque no Festival da Cereja e do Limão, no Festival das Sopas e dos Condutos, no Festival do Plangaio e do Maranho e o Mercado dos Sabores de Natal que, além da doçaria, divulga também o artesanato e os pequenos produtores e que em 2019 terá um formato diferente dos anos anteriores.
Além da cultura e da gastronomia, Proença-a-Nova é também um destino de natureza e dos seus desportos associados, com propostas o ano inteiro, com destaque para os passeios pedestres mensais por todo o concelho em colaboração com as associações locais, as atividades do “Proença anima o teu verão”, nomeadamente com a Tarde Aventura e a Descida do Rio Ocreza, que ano após ano atraem cada vez mais turistas, ou o Encontro de Escalada, potenciando o desporto, mas além disso a paisagem das Portas do Almourão.
Toda a programação de eventos pode ser consultada brevemente no site do Município.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Turismo Centro de Portugal apresenta Lugares Património Mundial na Bienal Ibérica de Património Cultural

AR&PA 2020 realiza-se até sábado de forma virtual O Turismo Centro de Portugal está presente, a partir de hoje e...

Covid-19: INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena

O INEM tem 18 profissionais infetados com o novo coronavírus e 39 em isolamento profilático, o registo mais elevado desde o início...

Quinta do Regueiro, distinguido como produtor do ano, lança nova colheita do Regueiro Barricas 2019

A celebrar 21 anos, o pequeno produtor a produzir vinhos gigantes, apresenta novo vinho e várias sugestões de presentes para este...

Estão abertas as candidaturas à Bolsa Nacional para projetos de investigação em Microbiota

Prazo termina a 17 de dezembro Estão abertas, até ao dia 17 de dezembro próximo, as candidaturas à 2.ª...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: