21.1 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 18, 2022
No menu items!
InícioCulturaPenamacor dá a conhecer vila com “Visitas Guiadas e Encenadas”

Penamacor dá a conhecer vila com “Visitas Guiadas e Encenadas”

O projeto “Visitas Guiadas e Encenadas” continua nos dias 9, 15 e 22 de dezembro. Esta iniciativa oferece aos participantes três experiências distintas sobre a cultura e história da vila

O Município de Penamacor está a dinamizar a atividade “Visitas Guiadas e Encenadas”, ação que leva os participantes a conhecer melhor a história e cultura da vila.
Este projeto, que decorre desde o início do ano, permite três experiências distintas: “Convento de Santo António de Penamacor”, “Penamacor Medieval” e “Penamacor: Figuras, Factos e Lugares”.
Para os dias 9, 15 e 22 de dezembro estão programadas “Visitas Guiadas e Encenadas ao Convento de Santo António de Penamacor”.
Neste roteiro, pretende-se dar a conhecer, sob ponto de vista histórico e artístico, um dos monumentos emblemáticos da vila de Penamacor e certamente o mais rico em termos de arquitetura e decoração.
A visita consta de uma componente narrativa de enquadramento histórico protagonizada por um “frade capucho” de S. Francisco, seguida de uma descrição artístico-arquitetónica.
É introduzida e finalizada por apontamentos musicais, em relação com o período de vida do convento.
Já na ação “Visitas Guiadas e Encenadas – Penamacor Medieval”, os participantes ficam a conhecer os monumentos emblemáticos do perímetro medieval de Penamacor (Torre de Menagem, Torre do Relógio, Casa da Câmara/Pelourinho), servida de informação histórica e de dois momentos musicais distintos, que enquadram temporalmente cada um dos monumentos: período medieval e início do século do século XVI.
Por fim, nas “Visitas Guiadas e Encenadas – Penamacor: Figuras, Factos e Lugares” propõe-se uma visita pela vila de Penamacor do século XVIIII e seguintes, com informações e comentários sobre individualidades marcantes, acontecimentos e lugares com história.

Aqui se fala de judeus e cristão-novos e desse penamacorense maior que foi Ribeiro Sanches, do Real Hospital Militar/Quartel/Companhia Disciplina, do Jardim da Avenida, do Teatro Clube, entre outros.
Esta iniciativa insere-se no Programa Cultural em Rede, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e municípios integrantes.
Além das visitas guiadas encenadas, o programa integra ainda exposições temporárias, ateliês de cultura e gastronomia e outras manifestações artísticas.
Para inscrições e mais informações contactar o Museu Municipal, através do contacto 277 394 106.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: