Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Castelo Branco reduziu as perdas de água na rede para 17% em 2017

Castelo Branco reduziu as perdas de água na rede para 17% em 2017
José Lagiosa

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Castelo Branco (SMASCB) reduziram as perdas de água na rede para 17% em 2017, sendo que em 2013 essas perdas eram de 30%, foi ontem anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, explica que as perdas de água na rede pública dos SMACB são uma “preocupação constante”.

“Trabalhamos diariamente para aumentar a eficiência, traduzindo-se numa ação eficaz, que nos orgulha e nos coloca em patamares muito positivos. Se em 2013 tínhamos 30% de perdas, em 2017 passámos para os 17%”, afirma.

Adianta ainda que tem grandes expectativas para este ano.

O autarca sublinha que para estes resultados contribuiu uma nova abordagem de gestão de espaços verdes, com a implementação de sistemas de rega inteligente; a setorização da rede em zonas de medição e controlo, com a colocação de equipamentos de leitura de caudal e pressão, com telemetria; campanhas de deteção de fugas com ‘loggers’ acústicos e geofone, entre outras medidas.

“A autarquia fez também nos últimos três anos fortes investimentos na renovação de redes que representam cerca de 6% dos 810 quilómetros de condutas e na renovação de coletores de águas residuais e pluviais, que representam cerca de 1,5% dos 500 quilómetros existentes no concelho”, conclui.

*Lusa / Foto: Arquivo

 

Comentar