9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaFestival das Artes da Beira Baixa promoveu adufe em Penamacor

Festival das Artes da Beira Baixa promoveu adufe em Penamacor

Cerca de uma centena de pessoas, entre participantes e assistentes, presenciou ao Festival de Artes da Beira Baixa, em Penamacor.
Este festival, que pretendeu dar a conhecer o Adufe, como instrumento musical que importa preservar e valorizar, decorreu na Casa do Povo, no dia 17 de novembro, contando com as atuações das Adufeiras do Paúl, das Adufeiras do Rancho Folclórico do Ladoeiro, das Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto, das Adufeiras do Rancho Folclórico de Aranhas e do Adufe em Lisboa, permitindo aos espetadores assistirem a vários formas de tocar adufes, características dos diferentes concelhos ali representados.
Paralelamente ao Festival de Artes da Beira Baixa decorreu, da parte da manhã, um ateliê de construção de adufes, da responsabilidade de António Supico, que contou com a participação de 22 pessoas, salientando-se a adesão da comunidade estrangeira de Penamacor.
Este ateliê pretendeu dar bases aos participantes para que estes possam aprender a construir e tocar este instrumento musical.

O Adufe foi o centro das atenções do Festival de Artes Beira da Baixa

O adufe é um instrumento tradicional das Beiras e estas atividades inseriram-se na estratégia de promoção e valorização deste instrumento.
De salientar que vários grupos do concelho de Penamacor, ligados à música, foram convidados a estar presente no evento, pretendendo-se que este projeto tenha reflexo na preservação deste valioso património cultural e consequências práticas no futuro.
Estas iniciativas inseriram-se no programa Beira Baixa Cultural, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading