Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

II Seminário de Promoção da Leitura e da Escrita na ESECB-IPCB

II Seminário de Promoção da Leitura e da Escrita na ESECB-IPCB
José Lagiosa

A coordenação da Rede Internacional de Universidades Leitoras e o Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do IPCB organizaram, em novembro, o II Seminário de Promoção da Leitura e da Escrita que decorreu no Auditório da ESECB-IPCB.

O II Seminário de Promoção da Leitura e da Escrita deu continuidade à iniciativa que a coordenação da Secção da ESECB-IPCB da Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL) e o Conselho Pedagógico da ESE se propuseram no início de 2018: organizar, ao longo do ano, um conjunto de palestras que contribuíssem para o desenvolvimento, nos alunos, de capacidades que tenham em vista a construção de um perfil docente nos domínios linguístico, social, ético e profissional.

Sendo essencialmente direcionados para futuros educadores e professores, as temáticas específicas selecionadas podem acolher o interesse de toda a comunidade académica, já que os domínios referidos são importantes em qualquer contexto.

Abarcaram-se aspetos de leitura literária e da sua importância nas representações culturais, de leitura e escrita em vários suportes, polivalência indispensável na época atual, e ainda aspetos relacionados com a necessidade de consciencializar dificuldades de escrita e capacidade de as analisar, para ser possível melhorar competências de comunicação.

Os professores convidados são maioritariamente de instituições que integram a RIUL, mas também da Espanha e do Brasil, para partilharem as suas investigações práticas pedagógicas.

Nesta edição estiveram presentes os professores convidados, Aurora Martínez Esquerro, da Universidade de La Rioja (Logroño) e Ángel Suarez Muñoz, da Universidade da Extremadura (Badajoz), pertencem a instituições que integram a RIUL. Foi também convidada a professora Eliane Debus, da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

 

Comentar