20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalProdutos da Terra mostra “Bolos de Todos os Santos” na Sertã dia...

Produtos da Terra mostra “Bolos de Todos os Santos” na Sertã dia 18

O mercado mensal “Produtos da Terra”, realiza mais uma edição, a 18 de novembro, desta feita dedicada aos “Bolos de Todos os Santos”.
Em Portugal, no Dia de Todos-os-Santos (1 de novembro) as crianças saem à rua para pedir os bolinhos, de porta em porta.
“Bolinhos, bolinhos em louvor dos santinhos” é frase repetidamente recitada, após a qual recebem como oferta pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano, cuja tradição remonta ao século XV.
A edição do mês de novembro destaca as merendas doces, entre outras iguarias típicas da época, podendo também ser adquiridos produtos hortícolas, transformados e artesanato, numa iniciativa do Município da Sertã.
O mercado “Produtos da Terra” decorrerá na Alameda da Carvalha, na Sertã, entre as 10 e as 17 horas.
Baseia-se numa lógica de proximidade entre o cidadão e os produtores regionais: quem procura produtos de qualidade pode assim fazê-lo num local próximo e sem recorrer às grandes superfícies. As inscrições (de produtores) efetuam-se na Casa da Cultura da Sertã, imediatamente após a realização de cada mercado e até ao último dia de cada mês.

Produtos da Terra – agenda 2018:

18 de novembro – Bolos de Todos os Santos
22, 23 e 24 de dezembro – Feira de Natal – Floresta da Esperança  (22 e 23 de dezembro – das 10h às 18H, 24 de dezembro – das 10h às 14h)
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading