Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 23, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Proteção Civil realiza hoje exercício “A Terra Treme” de sensibilização para risco sísmico

Proteção Civil realiza hoje exercício “A Terra Treme” de sensibilização para risco sísmico
José Lagiosa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza hoje o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, convidando a população a executar às 11:05 os três gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.

O exercício “A Terra Treme” é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Em comunicado, a ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer “antes, durante e depois” de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar.

A ação desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11h05 de esta segunda-feira de forma individual ou coletiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar. Segundo a Proteção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.

Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promove um evento principal na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de proteção civil, agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção, assim como dinamizar a realização do exercício.

*Lusa / Foto: MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Comentar