O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou hoje que o programa Valorizar, criado há dois anos, já aprovou cerca de 450 candidaturas, num investimento de 99 milhões de euros.
O programa Valorizar já permitiu apoiar, nestes dois anos que leva de execução, cerca de 448 candidaturas e um total de 99 milhões de euros”, disse Pedro Siza Vieira, em Portalegre.
O governante, que falava na cerimónia de assinatura do contrato de projetos apoiados ao abrigo do programa Valorizar e também do lançamento do concurso relativo à reabilitação do Convento de São Francisco (programa Revive), destacou ainda que a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior já permitiu apoiar “cerca de 70 milhões de euros de investimento”, no conjunto das suas atividades.
No âmbito do Revive, foi lançado o concurso para a concessão do Convento de São Francisco, devendo a sua reabilitação contar com um investimento superior a cinco milhões de euros.
A recuperação do imóvel para instalação de uma unidade de alojamento turístico com cerca de 40 a 50 quartos será concessionado por um período de 50 anos, com renda mínima mensal de cinco mil euros e com quatro anos de carência para início da exploração.
O prazo para apresentação de propostas termina dia 28 de fevereiro de 2019.
Fundado no século XIII, o Convento de São Francisco é um dos conjuntos arquitetónicos patrimoniais mais antigos de Portalegre.
Presente na cerimónia, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira considerou “uma oportunidade” para Portalegre o lançamento deste concurso, sublinhando tratar-se de um imóvel de “grande valor histórico”.
“Os portalegrenses anseiam ver dignificado este edifício, o qual ocupa um lugar muito próprio na história local”, disse Adelaide Teixeira.
O programa Revive, lançado em 2016 pelo Governo, integra 33 imóveis, dos quais 17 localizam-se no interior do país.
Foram até agora lançados no âmbito deste programa 11 concursos, cujos imóveis se situam nos concelhos de Elvas, Caldas da Rainha, Guarda, Castelo Branco, Évora, Vila do Conde e Alter do Chão.
Destes, sete foram concluídos, destacando-se o primeiro concurso lançado, relativo ao Convento de São Paulo, em Elvas, que se encontra em fase adiantada de execução da obra.
Atualmente estão, ainda, em aberto quatro concursos públicos internacionais para a concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, do Mosteiro de Arouca e do Convento de São Francisco, em Portalegre.
No âmbito do programa Valorizar foi hoje assinado o contrato para a criação do Centro Museológico da Arte Cesteira da Ribeira de Nisa, num investimento superior a 141 mil euros.
Na mesma sessão foi assinado o contrato referente à candidatura apresentada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo para a implementação de uma rede ‘wi-fi’ nos centros históricos e em zonas de maior relevância e afluência turísticas nos concelhos de Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Campo Maior, Marvão, Monforte, Sousel e Gavião.
No total, serão instalados 163 equipamentos de acesso gratuito à rede ‘wi-fi’ (117 pontos de acesso exteriores, 41 pontos de acesso interiores e 51 painéis interativos/quiosques digitais) em 29 locais distintos, espalhados pelos oito municípios abrangidos por esta proposta, num investimento superior a 452 mil euros.
*Lusa
Valorizar já aprovou cerca de 450 candidaturas com investimento de 99 ME
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on