12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Desporto Portugal defronta a Suíça nas meias-finais da Liga das Nações

Portugal defronta a Suíça nas meias-finais da Liga das Nações

A seleção portuguesa de futebol, anfitriã da fase final da Liga das Nações, vai defrontar a Suíça nas meias-finais da prova, enquanto Holanda e Inglaterra vão disputar o outro encontro, ditou o sorteio realizado hoje em Dublin.

O sorteio, realizado hoje em Dublin, colocou novamente os helvéticos no caminho da formação das ‘quinas’, depois de uma fase de apuramento para o último campeonato do mundo, em que Portugal venceu a Suíça, por 2-0, no Estádio da Luz, em Lisboa, na decisiva jornada do Grupo B.
A seleção nacional seguiu para a Rússia, enquanto os suíços necessitaram dos ‘play-offs’ para marcarem presença na competição, em que acabaram eliminados nos oitavos de final, tal como Portugal.

A história recente é bem positiva para o lado português, sobretudo a atuar em solo luso, mas a Suíça pode ‘gabar-se’ de ter imposto a primeira derrota (2-0) a Fernando Santos no comando da seleção, em 2016, no arranque da qualificação para Mundial2018, logo após os festejos da conquista do Euro2016.
Até hoje, o selecionador nacional só voltou a ser derrotado por uma vez, na Rússia, perante o Uruguai (2-1), nos ‘oitavos’ do Mundial2018.
A Suíça tem sido presença habitual em fases finais, tendo marcado presença nos últimos quatro Mundiais e no último Europeu, mas nunca conseguiu chegar muito longe nas duas competições.
No Mundial, os helvéticos chegaram os quartos de final por três vezes, nos longínquos anos de 1930, 1934 e 1953, enquanto nos Europeus, protagonizaram a sua melhor campanha há dois anos, em França, quando passaram pela primeira vez a fase de grupos, caindo nos ‘oitavos’.
O duelo das meias-finais, em 05 de junho, no Estádio do Dragão, no Porto, será o 23.º jogo oficial entre as duas seleções, o 12.º oficial.
Portugal leva uma série de três vitórias seguidas nas vezes que recebeu a Suíça em jogos oficiais, em 1989 (3-1), 1993 (1-0) e 2007 (2-0), tendo empatado por uma vez, em 1987 (0-0), e sofrido apenas uma derrota, em 1969 (2-0).
Comandada por Vladimir Petkovic, técnico de 55 anos que nasceu na antiga Jugoslávia, mas que tem nacionalidade helvética, a Suíça tem como capitão o experiente defesa Stephan Lichtsteiner, agora no Arsenal depois de vários anos na Juventus, e como principal figura o extremo Xherdan Shaqiri, do Liverpool.
O guarda-redes Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), o lateral Ricardo Rodriguez (AC Milan), o médio Granit Xhaka (Arsenal) e o avançado Haris Seferović (Benfica) são outros dos jogadores de destaque da equipa.
O avançado do clube da Luz foi mesmo determinante no apuramento da Suíça para a fase final da Liga das Nações, tendo assinado um ‘hat-trick’ no triunfo por 5-2 sobre a Bélgica, que assegurou o primeiro lugar no Grupo 2, na última jornada.
Além dos belgas, a seleção helvética deixou pelo caminho a Islândia, que foi despromovida, numa campanha em que somou três vitórias, incluindo um 6-0 sobre os islandeses, e apenas uma derrota, em Bruxelas, por 2-1.
*Lusa / Foto: MANUEL DE ALMEIDA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Epidemia atingiu o pico em Portugal no dia 25 de novembro

A epidemia de Covid-19 atingiu o pico da sua incidência em Portugal no dia 25 de novembro, verificando-se já uma tendência de descida, disse...

Covid-19: Disponibilidade dos farmacêuticos e das farmácias

VACINA COVID-19 No momento da elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, os Farmacêuticos e as Farmácias afirmam publicamente a sua disponibilidade para integrarem...

Rangel lança serviço de grupagem ‘Connecting Africa’

SOLUÇÃO RESPONDE ÀS CONTINGÊNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA A Rangel Logistics Solutions (RLS) anunciou recentemente o lançamento do serviço “Connecting Africa”, uma solução que se dedica às importações...

ESCLARECIMENTO: Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital

ESCLARECIMENTO "Ao longo dos últimos dias têm sido sistematicamente veiculadas, nos noticiários de diversos órgãos de comunicação social, afirmações de membros do movimento autointitulado “a pão e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: