13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Internacional Macau vai proteger “um dos maiores legados” da construção naval do sul...

Macau vai proteger “um dos maiores legados” da construção naval do sul da China

O Governo de Macau anunciou hoje que vai avançar com a classificação dos maiores estaleiros navais do território, que considera ser “um dos maiores legados do património industrial da construção naval da região do sul da China”.
“O projeto de regulamento administrativo propõe a classificação dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, em Coloane, como Sítio, a fixação da respetiva zona de proteção e dos respetivos métodos de conservação”, indicou o porta-voz do Governo, em conferência de imprensa. A zona de proteção abrange um espaço de 18.523 metros quadrados e não tem ainda um uso contemplado no regulamento, disse aos jornalistas a presidente substituta do Instituto Cultural.
Leong Wai Man, que se escusou a pronunciar-se sobre a possibilidade de o espaço poder vir a acolher investimento privado, nomeadamente do setor da hotelaria, limitou-se a afirmar que está prevista a sua ocupação “para mostrar técnicas de construção naval”.
Construídos a partir da década de 1950, os estaleiros “apresentam técnicas e métodos relacionados com a construção naval no final do século XX, revelando igualmente a organização e o modo de vida da comunidade da vila de Lai Chi Vun”, de acordo com as autoridades.
O mau estado de conservação e “risco para a segurança pública” daquele espaço parcialmente devoluto exigia uma ação urgente, segundo o Governo que, no espaço de pouco menos de um ano, iniciou e concluiu o procedimento de classificação.
Na consulta pública sobre os estaleiros, que decorreu entre 22 de janeiro e 23 de março, 80% dos participantes mostrou-se a favor da classificação do local e 90% a favor da revitalização. Atualmente, existem 12 estaleiros em Lai Chi Vun, de onde o último barco saiu há mais de uma década. Dois foram demolidos, em março de 2017, por “razões de segurança”, e um outro ficou destruído em agosto do mesmo ano durante a passagem do tufão Hato.
*Lusa / Foto: JEROME FAVRE
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

PMC Wine & Food traz-lhe 4 motivos para beber vinho antes do meio-dia

Entre um palato muito mais sensível e as possíveis harmonizações com a comida de pequeno almoço, um copo de vinho antes...

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de...

A planear as férias de 2021? Rume ao The Magnolia Hotel no Algarve!

Deseja passar uns dias em família perto da praia? Sempre quis ficar hospedado num dos maiores resorts no sul do país...

OE2021: Aprovada proposta que prolonga vigência da linha de apoio ao setor social covid-19

Os deputados aprovaram hoje parte da proposta do PAN que assegura o prolongamento da vigência da “Linha de Apoio ao Setor Social...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: