12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Internacional Partido Socialista Europeu reúne-se em Congresso a partir de hoje em Lisboa

Partido Socialista Europeu reúne-se em Congresso a partir de hoje em Lisboa

O XI Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE) inicia-se hoje, em Lisboa, com o discurso do presidente da Câmara de Lisboa e termina no sábado com a aclamação do holandês Frans Timmermans como candidato a presidente da Comissão Europeia.
A reunião magna dos socialistas europeus tem um caráter estatutário e servirá de base ao manifesto dos socialistas nas eleições europeias de maio de 2019, indicou à Lusa fonte do PS português.

O PS espera que do Congresso do PSE resulte uma unidade programática alternativa às correntes conservadoras para as eleições europeias, tendo como base a experiência portuguesa em que os socialistas governam com o apoio dos partidos da esquerda (BE, PCP e PEV).
De acordo com o programa, antes da abertura formal dos trabalhos desta sexta-feira, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e a eurodeputada socialista Maria João Rodrigues, participam num debate intitulado: “Consigo mudar o meu futuro? Vias para um caminho progressista na União Europeia”.
No sábado, o encerramento contará com a intervenção do secretário-geral socialista e primeiro-ministro, António Costa.
Além de António Costa, discursam neste congresso eletivo do PSE o ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, e o ministro das Infraestruturas e Equipamento, Pedro Marques, assim como os eurodeputados do PS Carlos Zorrinho e Pedro Silva Pereira.
Entre os principais dirigentes do PS contactados pela agência Lusa, reconhece-se, no entanto, a fraqueza da família socialista e social-democrata em matéria de liderança de governos europeus. Em Lisboa, só estarão os primeiros-ministros de Espanha, Pedro Sánchez, de Malta, Joseph Muscat, e da Eslováquia, Peter Pellegrini.
Durante os dois dias de congresso, estão previstas intervenções de figuras socialistas como o líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbin, da representante para a política externa e segurança europeia, a italiana Federica Mogherini, e do vice-presidente da Comissão Europeia Maros Sefcovic, num conclave em que será eleita uma nova direção do PSE.
O órgão de cúpula do PSE será novamente liderado pelo búlgaro Sergei Stanishev, o qual terá como secretário-geral o germânico Achim Post.
*Lusa / Foto: STEPHANIE LECOCQ

 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Rangel lança serviço de grupagem ‘Connecting Africa’

SOLUÇÃO RESPONDE ÀS CONTINGÊNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA A Rangel Logistics Solutions (RLS) anunciou recentemente o lançamento do serviço “Connecting Africa”, uma solução que se dedica às importações...

ESCLARECIMENTO: Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital

ESCLARECIMENTO "Ao longo dos últimos dias têm sido sistematicamente veiculadas, nos noticiários de diversos órgãos de comunicação social, afirmações de membros do movimento autointitulado “a pão e...

Consórcio europeu desenvolve teste inovador para prever o impacto da COVID-19 no coração

Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Centro para a Inovação em Biotecnologia e Biomedicina (CIBB), liderada por...

VILA DE REI: Município entrega “Ecobags” às Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho

O Município de Vila de Rei está atendo às questões ambientais e empenhado em contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável e melhoria da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: