13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Cultura Prémios Camões Mia Couto e Germano Almeida no festival Tinto no Branco...

Prémios Camões Mia Couto e Germano Almeida no festival Tinto no Branco em Viseu

Os prémios Camões Germano Almeida e Mia Couto são alguns dos escritores que estarão em Viseu entre hoje e domingo, naquela que será a edição mais internacional de sempre do festival literário Tinto no Branco.
A quarta edição do festival literário de Viseu, que decorre ao mesmo tempo que o evento enoturístico Vinhos de Inverno, “significa a conquista de um selo de reputação cultural”, frisou o vereador da Cultura de Viseu, Jorge Sobrado.
Sobrado considerou que “o Tinto no Branco parte não apenas à conquista de nomes internacionais, mas também ganha asas do ponto de vista da atração de públicos” e, hoje, é um “festival literário incontornável no país e dos mais importantes da Península Ibérica”.
Além de Joanne Harris, autora da obra “Chocolate”, dos prémios Camões Germano Almeida (Cabo Verde) e Mia Couto (Moçambique) e de Olivier Rolin, considerado um dos mais respeitados escritores franceses da atualidade, o festival contará com outros nomes conhecidos.
O realizador António-Pedro Vasconcelos, o encenador Ricardo Pais, o poeta Daniel Jonas e as escritoras Deana Barroqueiro e Filipa Melo, nomes que “fazem um harmónio de literatura, de património, de criatividade que coloca o Tinto no Branco como um festival incontornável e maduro no cartaz dos eventos literários do país”.
Este ano, continuou Jorge Sobrado, os debates “elegem a relação da literatura com outros géneros narrativos e com outros patrimónios”, como o cinema, o teatro, a gastronomia e a música com os concertos de Dead Combo e de Luís Severo, um conjunto de performances literárias e oficinas de escrita criativa, com Filipa Melo, que se juntam aos workshops vínicos.
O festival decorre entre esta sext-feira e domingo, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, onde haverá, em permanência, um restaurante, um mercado de sabores do Dão, uma livraria e um alfarrabista e onde todas as conversas começam com a escolha de um vinho do Dão para acompanhar.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO SILVA
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Investigação desenvolvida no CNC-UC distinguida pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana

Um estudo que desvendou o potencial da ativação do metabolismo do colesterol como uma futura terapia para a Doença de Machado-Joseph (DMJ), uma doença...

PMC Wine & Food traz-lhe 4 motivos para beber vinho antes do meio-dia

Entre um palato muito mais sensível e as possíveis harmonizações com a comida de pequeno almoço, um copo de vinho antes...

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de...

A planear as férias de 2021? Rume ao The Magnolia Hotel no Algarve!

Deseja passar uns dias em família perto da praia? Sempre quis ficar hospedado num dos maiores resorts no sul do país...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: