A Ponte da Várzea Carreira, que liga os Concelhos de Vila de Rei e Sertã nas proximidades das aldeias de Cabeça do Poço e Chão da Telha, foi alvo de trabalhos de beneficiação, numa obra intermunicipal promovida pelas duas Autarquias.
Os trabalhos de melhoramento e beneficiação da ponte incluíram a estabilização dos pilares e o encaminhamento das águas fluviais, mantendo as suas características físicas e estruturais.
Para a execução da obra, o Município de Vila de Rei cedeu todos os materiais necessários para a sua execução, enquanto que a Autarquia de Sertã providenciou a mão-de-obra necessária.
A Ponte da Várzea Carreira foi, segundo alguns historiadores, construída entre os séculos I e IV, sendo posteriormente reconstruída nos séculos XIII e XIV.
Foi, durante muitos anos, a principal ligação entre os Concelhos de Vila de Rei e Sertã, com muitas pessoas e veículos a circularem diariamente.
A Ponte da Várzea Carreira é sustentada por seis arcos plenos, que apresentam diâmetros aproximados.
Está ainda dotada de “cinco talhamares interrompidos de secção semicircular e situados a montante”, segundo nota do IGESPAR.
O presidente do Município Vilarregense, Ricardo Aires, refere que “esta obra surge de um esforço conjunto das Autarquias de Vila de Rei e Sertã para a preservação de um importante marco cultural e histórico dos dois Municípios. A Ponte da Várzea Carreira foi, durante muitos anos, o principal elo de ligação entre os dois Concelhos, sendo que a sua história e importância deve ser preservada e divulgada”.
Municípios de Vila de Rei e Sertã realizam obras de beneficiação na Ponte da Várzea Carreira
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on