10.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 27, 2020
No menu items!
Início Cultura Encontro de Cantares ao Menino a 15 de dezembro em Penamacor

Encontro de Cantares ao Menino a 15 de dezembro em Penamacor

A segunda edição do Encontro de Cantares ao Menino acontece, a 15 de dezembro, no Convento de Santo António, em Penamacor. São quatro os grupos participantes

O Convento de Santo António, em Penamacor, recebe, no dia 15 de dezembro, o 2º Encontro de Cantares ao Menino.
Esta iniciativa, inserida no Penamacor Vila Madeiro, conta com a atuação de grupos vindos de diversas regiões do país como o Rancho Folclórico “As Mondadeiras de Casa Branca” de Sousel, em representação do Alto Alentejo, os Cavaquinhos da Rebordosa, da Beira Litoral Serrana, o Rancho Típico de Vila Nova, também da Beira Litoral, e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.
Os Cantares ao Menino ou também designados de Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados.
No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressavam a sua devoção à religião cristã.
Este ciclo inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro.
São cânticos que estão associados a quatro momentos diferentes: a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.

É aos ranchos folclóricos que cabe a recolha e preservação dos cânticos deste quadro e a sua divulgação, para que não se esqueça ou se perca a memória de um povo.
Esta iniciativa, organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia locais, pretende, assim, ser uma representação digna de Cantares ao Menino.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica

Testar os limites dos computadores atuais, quando aplicados a problemas do domínio financeiro, e explorar modelos de computação quântica é o objetivo...

Fez-se história na vida cultural e patrimonial do Concelho de Tomar e do país

Realizou-se a abertura simbólica da “Porta da Condessa” Foi, hoje, aberta ao público, a porta situada na Torre...

Link vai ligar Sertã a Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

A partir de dezembro Dia 2 de dezembro marca o início de uma nova fase para o transporte...

VILA DE REI: Montras Natalícias em exibição de 1 de dezembro a 9 de Janeiro

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: