10.1 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 3, 2023
No menu items!
InícioCultura“Caminhos da fé e do pão” apresentado nas Corgas, concelho de Proença-a-Nova

“Caminhos da fé e do pão” apresentado nas Corgas, concelho de Proença-a-Nova

O livro “Caminhos da Fé e do Pão”, em homenagem ao Padre Joaquim Martins Castanheira foi apresentado, no dia 2 de dezembro, na aldeia das Corgas, terra natal do sacerdote.
Ali nasceu há mais de um século e, mais tarde, partiu para o Brasil onde esteve grande parte da sua vida ao serviço do povo.
A obra dinamizada por Libânio Martins e que contou com a colaboração da família Castanheira, relata a vida do Padre Castanheira e reúne 20 testemunhos de vários familiares, corguenses e ainda de três mensagens: do secretário de Estado das Comunidades, do pároco da Paróquia de Proença-a-Nova e do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.
Na cerimónia o presidente do Município, João Lobo, destacou “aqueles que no século passado, como o Padre Joaquim Castanheira, que face às dificuldades que se viviam na época, foram para terras longínquas e que levaram consigo as vivências e os valores que adquiriram nas suas aldeias, como o caso das Corgas”.
O autarca falou do livro “como um elemento que liga a um espaço do concelho, como um fenómeno de atratividade e ainda como fator que deixa imortal a vida deste notável corguense”.
O Bispo da Diocese Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, marcou presença na apresentação do livro e frisou “o papel fundamental que os seminários tiveram no ensino português, mesmo para aqueles que não seguiram uma vida sacerdotal”.
O bispo lembrou ainda vários sacerdotes da região e do concelho, que levaram a palavra de Deus pelo Mundo, destacando os seis padres nascidos na aldeia das Corgas: Monsenhor Manuel Alves, Cónego Joaquim Cristóvão, Padre Narciso Cristóvão, Padre José Maria Cristóvão de Almeida, Padre Joaquim Martins Castanheira e Padre Manuel Joaquim Cristóvão.
As representantes da família Castanheira, Celeste e Carla Castanheira, agradeceram ao Município de Proença-a-Nova pela ajuda prestada, ao dinamizador Libânio Martins e ao povo das Corgas “que nos recebem sempre com muito carinho e atenção”.
Carla Castanheira leu ainda uma carta de Luiz Artur Castanheira, que fez a maior parte da investigação no Brasil, e que fala deste livro “como uma homenagem e um gesto de gratidão para com o meu tio-avô”.
Foi referido ainda que as receitas do livro, que custa 10 euros, revertem na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, por ocasião do seu 70º Aniversário, e estará à venda na aldeia para quem o quiser adquirir.
Após a apresentação foi inaugurada a exposição “As alminhas e a encomendação das almas” que pretende dar a conhecer as tradições e memórias da aldeia de Corgas.
A mostra estará patente até dia 31 de dezembro, na sede da Associação.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: