6.4 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura Livro Receitas das avós apresentado em Castelo Branco reúne afetos

Livro Receitas das avós apresentado em Castelo Branco reúne afetos

O Livro “Receitas das Avós – 2ª Edição Revista e Aumentada” foi apresentado, no passado sábado, na Biblioteca de Castelo Branco, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, tendo a obra sido apresentada pela docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Maria José Infante.
Com a chancela da RVJ Editores, o livro tem a coordenação do jornalista João Carrega, a nota de abertura de Florinda Baptista e o posfácio do jornalista José Júlio Cruz.
A obra apresenta 55 receitas e 55 avós, e assume-se como um livro de afetos, ideal para esta quadra natalícia. Nas suas páginas são apresentadas receitas da região, algumas das quais muito tradicionais e outras mais inovadoras.
Luís Correia, presidente da autarquia, aproveitou a sessão, que encheu por completo o auditório da Biblioteca, para desafiar os restaurantes de Castelo Branco a confecionarem algumas das receitas apresentadas no livro e que são tradicionais do concelho albicastrense, como por exemplo as sopas da boda e do casamento, ou o serrabulho.
João Carrega considera que a cozinha das avós é única. “É uma cozinha capaz de acolher e juntar distintos conceitos das mais diversas regiões. Nesse sentido, diria que as receitas das avós são mais cosmopolitas do que aquilo que se pensa. Cada uma tem a sua maneira própria de condimentar os seus pratos. E cada um dos seus netos saberá identificá-los como sendo os das suas avós”.
Também Florinda Baptista explicou, na apresentação que “os sabores sempre fizeram parte da nossa estória pessoal e do nosso património familiar. São os sabores e os cheiros que mais nos fazem recordar a nossa infância. As famílias portuguesas sempre comemoraram e festejaram à volta da mesa. Todos nos lembramos, com saudade e nostalgia, daquele prato especial que a nossa avó fazia especialmente para nós”. Uma opinião que também José Júlio Cruz partilha no seu posfácio.
Na apresentação do livro, Maria José Infante sublinhou a diversidade do mesmo e aquilo que ele constitui enquanto património. Já o professor universitário, João Ruivo, enalteceu a qualidade do trabalho apresentado. No final, todos os convidados foram desafiados a degustar alguns dos produtos evidenciados no livro.
O livro já se encontra à venda e pode ser adquirido junto da editora RVJ, ou através da loja virtual, em www.ensino.eu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pedro Sousa e Gastão Elias marcam encontro na segunda ronda do Maia Open

Dois vencedores portugueses da jornada vão estar frente a frente Antes, esta quarta-feira, estreia-se Frederico Silva

Tóquio2020 vai mesmo acontecer no próximo ano

Os Comités Olímpicos Europeus estão “muito seguros” de que os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 vão mesmo realizar-se no próximo ano, mas deverá...

Covid-19: Comissão Europeia transferiu 40 mil ME do SURE a 15 países no último mês

A Comissão Europeia (CE) disponibilizou 40 mil milhões de euros a 15 Estados-membros, no último mês, ao abrigo do programa SURE, para...

Covid-19: Portugal ultrapassa os 300 mil casos desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: