7.2 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Proteção Civil dos Açores e autoridade marítima alertam para agravamento do tempo

Proteção Civil dos Açores e autoridade marítima alertam para agravamento do tempo

A autoridade marítima e a Proteção Civil dos Açores emitiram hoje um alerta a recomendar medidas de precaução tendo em conta a previsão de agravamento do tempo no arquipélago, em especial com agitação marítima e vento.
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foram emitidos avisos amarelos para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) referente a vento no período entre as 11:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 15:00 de hoje.
O aviso amarelo para aquelas ilhas estende-se ainda à agitação marítima a partir das 12:00 e até às 18:00 de hoje.
Para o grupo central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial), foi emitido aviso amarelo de precipitação das 12:00 às 18:00 de hoje.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.
Em comunicado, a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam também para a possibilidade de aumento da agitação marítima a partir de hoje e recomenda à comunidade marítima “a adoção de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as suas embarcações”.
“A população em geral deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima”, acrescenta o mesmo comunicado, referindo que nas Flores e Corvo a agitação marítima de oeste, rodando para noroeste, acompanhada por vento forte, pode ter valores de altura significativa superior a quatro metros a partir do final da manhã de hoje, situação que se deverá agravar ao longo de terça e quarta-feira, com possibilidade de ondas de cerca de seis metros de altura.
Nas Ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge), poderão ser registadas ondas de quatro metros.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO ARAÚJO

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica

Testar os limites dos computadores atuais, quando aplicados a problemas do domínio financeiro, e explorar modelos de computação quântica é o objetivo...

Fez-se história na vida cultural e patrimonial do Concelho de Tomar e do país

Realizou-se a abertura simbólica da “Porta da Condessa” Foi, hoje, aberta ao público, a porta situada na Torre...

Link vai ligar Sertã a Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

A partir de dezembro Dia 2 de dezembro marca o início de uma nova fase para o transporte...

VILA DE REI: Montras Natalícias em exibição de 1 de dezembro a 9 de Janeiro

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: