15.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Cultura A exposição Júlio Resende - A Voz da Pintura chega a Castelo...

A exposição Júlio Resende – A Voz da Pintura chega a Castelo Branco

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior tem patente ao público, até 17 de Março, a exposição Júlio Resende – A Voz da Pintura, uma mostra comemorativa do Centenário de Nascimento do pintor portuense, com as obras expostas a percorrerem um itinerário situado em lugares de criação específicos do Pintor -  Alentejo, Ribeira no Porto, Brasil e Goa.
Esta exposição chega a Castelo Branco por iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Fundação Júlio Resende, permitindo a divulgação da obra do pintor num dos mais emblemáticos espaços de cultura na cidade.
Ao longo da sua carreira, Júlio Resende reuniu e destinou à Fundação duas mil e quinhentas peças, as quais formam uma coleção que permite seguir o seu trajeto artístico, desde os tempos de formação aos de consagração.
A exposição, em Castelo Branco, encerra o ciclo de exposições que percorreram o País durante o Centenário de Nascimento do Pintor, permitindo rever Júlio Resende e a sua obra, numa mostra resumo da arte portuguesa do século XX.
Luís Correia, presidente da Câmara Municipal, salienta ser “este mais um momento marcante e importante para a cidade de Castelo Branco. A presença desta Exposição na nossa cidade é resultado da estratégia cultural seguida pela autarquia”.

Luís Correia acompanhado pelo professor Victor Costa

Uma estratégia salientada precisamente pelo presidente da Fundação Júlio Resende.
O professor Victor Costa recordou a ligação mantida com Castelo Branco através da cultura, destacando a aposta forte da autarquia albicastrense nesta área, “aposta essa que permitiu precisamente que a cidade integrasse o roteiro desta exposição itinerante comemorativa do Centenário do Nascimento de Júlio Resende”, afirmou.
O Centenário de Nascimento do Pintor é, para a Câmara de Castelo Branco, o momento certo para realizar esta ação de divulgação cultural.
Por se tratar de uma ocasião de grande relevo cultural e institucional, cujo programa integra diversas iniciativas em vários pontos do País, tais como exposições, concertos, conferências e edições comemorativas.
Estas ações visam, acima de tudo, aprofundar o conhecimento e a divulgação da obra de Júlio Resende.
Luís Correia destaca, por isso mesmo, a importância pedagógica desta mostra e incentiva as escolas do concelho e não só a visitarem a exposição com os seus alunos.
A exposição estará patente até dia 17 de março de 2019 no Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco, de terça a domingo das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Escalões secundários de futebol feminino e futsal suspensos

Os escalões secundários de futebol feminino e futsal estarão suspensos nos dois próximos fins de semana, englobando os feriados 01 e 08...

Covid-19: Governo retifica decreto e retira eventos culturais de exceções à circulação

O Governo retificou o decreto que regulamenta o estado de emergência para retirar as deslocações a eventos ou equipamentos culturais da lista...

UE/Presidência: Costa diz que cimeira com Índia é a “joia da coroa” e destaca ligação cabo ao Brasil

O primeiro-ministro afirmou hoje que a presidência portuguesa da União Europeia pretende seguir a linha histórica de Portugal como plataforma à escala...

Escolas de Idanha-a-Nova equipadas com redes sem fios

Todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo (EB1) do concelho de Idanha-a-Nova foram apetrechadas com equipamentos de redes sem fios para melhorar...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: