2.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Dezembro 4, 2020
No menu items!
Início Regional Apanha da azeitona recriada na Quinta do Chinco para alunos de Castelo...

Apanha da azeitona recriada na Quinta do Chinco para alunos de Castelo Branco

O projeto da Câmara Municipal de Castelo Branco – Hortas Sociais da Quinta do Chinco realizou, durante o mês de novembro, uma atividade que recriou a tradicional apanha da azeitona.
Participaram nesta atividade cerca de 70 alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos de escolaridade) da Escola da Mina, Escola João Roiz, Escola Cidade de Castelo Branco e Escola de Alcains, envolvendo assim os quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Uma parte da atividade decorreu na Quinta do Chinco, em que os alunos participaram ativamente na colheita da azeitona, praticando as diversas técnicas associadas a esta prática, como, estender os panais, colocar e utilizar escadas, varejar, ripar e cirandar, finalizando com a preparação da azeitona para ser remetida para o Lagar.
Uma segunda parte da atividade contemplou uma visita ao Lagar de Malpica do Tejo, visita guiada e acompanhada por técnicos da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, onde os alunos tiveram a oportunidade de compreender todo o processo de transformação da azeitona em azeite.

Recriação da apanha da azeitona pelas crianças das Escolas de Castelo Branco

No final, a terminar a visita, os mais pequenos provaram o azeite acabado de fazer, uma prova que agradou e deliciou todos.
Esta atividade insere-se no Plano de Atividades das Hortas Sociais da Quinta do Chinco, que tem priorizado as temáticas relacionadas com a alimentação saudável, agricultura biológica e ambiente, em estreita articulação com a Comunidade Escolar.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pedro Sousa lidera elenco das meias-finais do Maia Open

Português é o mais experiente dos quatro protagonistas Campeão em título foi eliminado Título de pares é entregue este sábado Pedro Sousa continua a somar vitórias no Complexo...

Covid-19: Críticas ao Governo da esquerda à direita na resposta à crise

Os partidos que votaram contra ou se abstiveram na renovação do estado de emergência para conter a covid-19 fizeram hoje, no parlamento, duras críticas...

Pedro Salvado Coordenador em Portugal do GSIM

O investigador albicastrense Pedro Salvado, diretor do Museu do Fundão, foi nomeado delegado em Portugal do Grupo Salamanca de Investigação em Museus e Património...

Teatro das Beiras despede-se de 2020 em digressão

O Teatro das Beiras despede-se de 2020 com a digressão das peças "A Força do Hábito", na Arrentela - Seixal, a 4 de dezembro e "Pequeno Retábulo de García Lorca",...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: