5.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Internacional ESACB-IPCB assinalou as comemorações do Dia Mundial do Solo

ESACB-IPCB assinalou as comemorações do Dia Mundial do Solo

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco assinalou, no passado dia 5 de dezembro, o Dia Mundial do Solo.
Para esse efeito, convidou toda a comunidade académica da ESACB-IPCB, a participar numa reflexão sobre a importância do solo para a Humanidade.
Assim, através do registo escrito em dois painéis localizados num dos átrios principais da escola, os participantes responderam a duas questões essenciais sobre esta temática: “Porque gosto do Solo” e “O que posso fazer para proteger o Solo”.
De todas as opiniões expressas, salienta-se uma forte consciência sobre a importância do recurso Solo para a Humanidade; a diversidade de funções que o recurso Solo suporta; o bem-estar que este recurso oferece ao Homem e a ligação indissociável do solo com a Vida “o Solo é Vida e sustenta a Vida”.
No que diz respeito à proteção do recurso Solo, ficou clara a preocupação sobre as principais ameaças a este recurso natural, com destaque para “a falta de conhecimento sobre as suas funções e o seu uso adequado”,” a erosão, “a contaminação com referência à introdução de micro-plásticos na cadeia alimentar” e a “falta de legislação enquadradora das funções e do uso do Solo”.
Com vista à concretização dos objetivos da proteção e conservação do Solo, a ESACB-IPCB reafirma a sua Missão de ensino e divulgação do conhecimento, tendo como princípio fundamental incutir na formação e na investigação, orientações conducentes às melhores práticas de uso e gestão do Solo.

O Dia Mundial do Solo foi criado em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) a fim de celebrar a importância crítica do Solo para a Humanidade, assumindo-o como um recurso natural não renovável à escala humana.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a parceria Portuguesa para o Solo, as sociedades Nacional e Internacionais da Ciência do Solo são as entidades que se destacam no impulsionamento da comemoração do Dia Mundial do Solo, afirmando-o como uma oportunidade única para refletir sobre os moldes em que o Homem trata este recurso natural finito e os consequentes impactes.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: