2.3 C
Castelo Branco
Domingo, Janeiro 23, 2022
No menu items!
InícioCulturaCasa das Histórias Paula Rego inaugura hoje duas exposições

Casa das Histórias Paula Rego inaugura hoje duas exposições

Duas exposições são quinta-feira inauguradas, às 18:30, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. “Paula Rego: Anos 80” reúne 52 obras de grandes formatos, na sua maioria provenientes de coleções particulares, algumas delas inéditas.
De acordo com o museu, a exposição apresentará algumas obras que nunca foram exibidas em Portugal por terem sido vendidas em Londres, na década de 1980. Também esta quinta-feira, a Casa das Histórias inaugura no seu espaço a exposição de 34 obras selecionadas para a terceira edição do Prémio Paula Rego, de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).
O concurso, em terceira edição, resultado de um convite que Paula Rego fez à FBAUL, “irá ter continuidade, em 2020, alargado a outras instituições de ensino artístico, ainda a serem consideradas”, indicou à agência Lusa a coordenadora daquela entidade, Catarina Alfaro.
“Paula Rego: Anos 80” reflete uma década que coincide com mudanças pessoais, sociais e artísticas que provocaram em Paula Rego um sentimento de liberdade em relação às expectativas impostas quanto ao modo de “fazer arte”, e que se traduziria numa reformulação do seu processo de trabalho, segundo a Casa das Histórias.
A partir de 1981, Paula Rego deixa definitivamente de introduzir colagens nas suas obras, numa atitude de libertação artística e de rutura que lhe dará um “novo fôlego criativo”.
A vida conjugal, a paixão, o ciúme, a infidelidade, a vingança, temas que surgem na série “Macaco Vermelho”, de 1981, são explorados com crueza e humor, e “não se deixam condicionar pelos limites de uma moralidade convencional”.
As obras da exposição estão distribuídas por sete salas da Casa das Histórias, e contam, entre outros, com os temas “As Óperas” (1983), sobre o drama e comédia nas relações humanas, sem artifícios nem heróis.
Noutras salas estão “As Vivian Girls” (1984), a “Homenagem a Dubuffet”, “Dentro e fora do mar”, “As fábulas” de La Fontaine, e a série “Menina e cão”. A exposição ficará patente até 26 de maio de 2019.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: