17.8 C
Castelo Branco
Sábado, Fevereiro 27, 2021
No menu items!
Início Nacional Universidade da Beira Interior avança com centro de competências em 'cloud computing'

Universidade da Beira Interior avança com centro de competências em 'cloud computing'

A constituição do Centro de Competências em ‘Cloud Computing’ [computação na nuvem] na Universidade da Beira Interior (UBI) já está formalizada e implica um investimento superior a 1,7 milhões de euros, anunciou na sexta feira a instituição sediada na Covilhã.
Em nota de imprensa, a UBI especifica que o novo centro tem a designação de “C4” e que integrará uma equipa de 20 doutorados que já estão a ser recrutados e que vão trabalhar no sistema de computação na nuvem nas vertentes de saúde e de administração pública, entre outras.
“Esta estrutura é considerada estratégica pela reitoria da UBI para alavancar a universidade e a economia da região no domínio das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica”, refere a instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Segundo a mesma nota, o centro, cujo memorando de entendimento para a sua criação foi assinado em 2015, vai trabalhar em quatro linhas de investigação, designadas de “Sistemas Cloud”, “Aplicações Cloud”, “Prospeção de Dados na Cloud” e “Cloudificação da Administração Pública”.

“No seu conjunto, o trabalho a realizar em cada um dos temas irá resultar no estudo dos sistemas ‘cloud’, de modo a permitir uma melhor exploração de recursos e serviços proporcionados pelos operadores de serviços ‘cloud’ aos utilizadores, propiciar a utilização de aplicações através da ‘nuvem’, beneficiando do poder de armazenamento e computação”.
A UBI explica igualmente que vão ser desenvolvidos novos instrumentos de análise de dados (Data Mining) na nuvem e potenciar as tecnologias da ‘cloud’ no contexto da administração pública.
“O ‘C4’ pretende explorar o potencial disponível para resolver problemas de várias áreas da sociedade, como a bioinformática, robótica industrial, segurança de dados e defesa da biodiversidade, usando a tecnologia da ‘cloud’, saúde e administração pública”, acrescenta a instituição de ensino superior.
O projeto vai contar com o envolvimento de dezenas de investigadores da UBI e dos institutos politécnicos de Castelo Branco e Guarda, instituições que também apoiam a nova unidade de investigação.
O centro ficará instalado no UBIMedical, que é outra das estruturas da UBI, e tem já associadas diversas empresas e entidades da zona centro e de outras regiões, designadamente a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), organização que agrega três municípios do distrito de Castelo Branco e 12 do distrito da Guarda.
O diretor executivo do ‘C4’ será contratado através de concurso internacional, que já está a decorrer.
O Programa Integrado de IC&DT “C4 – Centro de Competências em Cloud Computing” é cofinanciado através do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica – Programas Integrados de IC&DT, pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O memorando de entendimento para a constituição deste centro foi assinado em setembro de 2015 pela UBI e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Um ano depois, em 2016, o reitor da UBI, António Fidalgo, apelou publicamente ao Governo para que tomasse “uma decisão política” de modo a que o novo centro de competências pudesse ser uma realidade.
*Lusa / Foto: Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: