11.1 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 29, 2020
No menu items!
Início Nacional Obras na Ponte 25 de Abril começam hoje com consignação dos trabalhos

Obras na Ponte 25 de Abril começam hoje com consignação dos trabalhos

As obras de reparação e conservação na Ponte 25 de Abril começam formalmente hoje com a consignação ao consórcio vencedor do concurso público da empreitada, adjudicada por 12,6 milhões de euros.
A obra tem conclusão prevista para o final do ano de 2020 e será executada pelo consórcio composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP–Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.
De acordo com as Infraestruturas de Portugal (IP), a consignação é “o início formal da obra”, que será assinalada numa cerimónia no edifício da Experiência Pilar 7, em Lisboa, pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
“As intervenções de manutenção a realizar na Ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período noturno e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária”, informou a IP no seu sítio da internet.
A obra na ponte que liga as duas margens do Tejo entre Lisboa e Almada foi adjudicada em setembro e, na altura, a IP referiu que “as intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte”.
Trata-se de “trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da proteção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”, especificou então a IP.
Em março, a revista Visão noticiou que o Governo tinha recebido um mês antes um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que alertava para a necessidade de “medidas urgentes” de reparação, depois de “terem sido detetadas ‘fissuras’ numa zona estrutural da travessia”.
Na altura, o presidente executivo da IP, António Laranjo, disse que a obra de reparação da Ponte 25 de Abril não era urgente, que se houvesse perigo a infraestrutura “estaria fechada” e indicou que ia ser lançado um concurso de reabilitação.
Na nota de imprensa enviada a propósito da consignação da obra, a IP refere que os trabalhos de manutenção “foram identificados no âmbito das atividades regulares de inspeção e de monitorização do comportamento estrutural da Ponte 25 de Abril”.
Inicialmente, a IP tinha estimado que os trabalhos seriam orçados em 18 milhões de euros, mas o consórcio vencedor – entre seis – apresentou uma proposta inferior, no total de 12,6 milhões de euros.
Servindo atualmente cerca de 300 mil utentes todos os dias, por rodovia e ferrovia, a Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de agosto de 1966, sendo, na altura, a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO COTRIM

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Portugal vence Albânia na pré-qualificação para o Mundial de basquetebol de 2023

A seleção portuguesa de basquetebol venceu hoje a Albânia por 88-70, em encontro da quarta jornada do Grupo A da primeira ronda...

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes

Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”

Luís Faria triunfa no arranque do segundo Maia Open

Vimaranense venceu pela primeira vez no Challenger Tour Procura juntar-se a seis compatriotas no quadro principal

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: