15.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Cultura Black Sabbath, Dionne Warwick e Julio Iglesias vão receber prémios Grammy especiais

Black Sabbath, Dionne Warwick e Julio Iglesias vão receber prémios Grammy especiais

Os Black Sabbath, Dionne Warwick e Julio Iglesias estão entre os distinguidos com os prémios especiais de mérito dos Grammy, que serão entregues em maio, anunciou esta quarta feira, a Academia de Artes e Ciências de Gravação.
“Os homenageados este ano com o Prémio Carreira são os Black Sabbath, George Clinton & Parliament-Funkadelic, Billy Eckstine, Donny Hathaway, Julio Iglesias, Sam & Dave e Dionne Warwick”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira no ‘site’ da academia.
Os britânicos Black Sabbath nasceram em 1968 na cidade de Birmingham e contribuíram para o desenvolvimento de géneros que vão do ‘stoner’ rock ao doom metal, destacando-se a voz de Ozzy Osbourne e a guitarra de Tony Iommi. A banda — presença recorrente em listas dos melhores ‘riffs’ da história – fez uma última digressão no ano passado, que culminou com um concerto na sua terra natal.
O norte-americano George Clinton é tido como o precursor do p-funk, um subgénero do funk onde se destacaram bandas como Parliament e Funkadelic, projetos criados pelo músico de 77 anos.
Billy Eckstine, cantor de jazz norte-americano, nasceu em 1914 nos Estados Unidos, onde viveu até morrer, em 1993.
Donny Hathaway foi um cantor e compositor norte-americano de soul, gospel e jazz, que morreu em 1979, aos 33 anos.
O espanhol Julio Iglesias, depois de ter sido guarda-redes do Real Madrid, nos anos de 1960, decidiu dedicar-se à música.
Com uma carreira com mais de 45 anos, é responsável por temas como “De niña a mujer”, “Por el amor de una mujer”, “Un canto a Galicia”, “La Carretera”, “Lo mejor de tu vida” e “Me va, me va”.
Sam & Dave (Sam Moove e Dave Prater) são uma dupla norte-americana de soul e r&b, formada no início da década de 1960 e que se manteve ativa durante cerca de 20 anos.
A cantora norte-americana Dionne Warwick, que iniciou a sua carreira na década de 1960, dá voz a temas como “I say a little prayer”, “That’s what friends are for” e “Walk on by”.
Os prémios especiais de mérito incluem ainda outras duas categorias: Prémio ‘Trustees’ e Prémio Técnico.
Lou Adler (produtor e compositor), Ashford & Simpson (dupla de compositores e produtores) e Johnny Mandel (compositor) irão receber um Prémio Curadores e Saul Walker (engenheiro de som) será distinguido com o Prémio Técnico.
Os prémios especiais de mérito são entregues numa cerimónia, a 11 de maio em Los Angeles, na qual serão “celebrados os distinguidos”.
A 61.ª edição dos prémios Grammy decorre a 10 de fevereiro, também em Los Angeles.
O rapper norte-americano Kendrick Lamar lidera, com oito nomeações, a corrida, destacando-se também Drake, com sete nomeações.
*Lusa / Foto: Balazs Mohai

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: