6.4 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura Museu ao Ar Livre em Toronto é tributo aos portugueses

Museu ao Ar Livre em Toronto é tributo aos portugueses

Uma das zonas centrais de Toronto, conhecida como ‘Little Portugal’, está a ser transformada num museu ao ar livre, através da arte urbana em ‘grafitti’, numa homenagem ao contributo da comunidade portuguesa.
“Como artistas latino-americano somos bem recebidos pela comunidade portuguesa em Toronto. Este é o nosso tributo aos portugueses por toda a sua influência na cidade de Toronto”, disse à Lusa o responsável do museu Rodrigo Ardiles, no Canadá há dois anos, proveniente de Valeparaíso (Chile).
O Museu ao Ar Livre da Dundas West, tem a sua abertura prevista para março de 2019, e vai ficar dotado numa fase inicial com 20 graffitis, desenhados por artistas sul-americanos nas paredes dos edifícios do ‘Little Portugal’ de Toronto, entre as avenidas Ossington e Lansdowne.
O promotor mostra-se orgulhoso pelo “tributo à comunidade portuguesa”, salientando que os portugueses foram os primeiros a chegar àquela zona, “primeiro que muitas outras comunidades”.
“O museu terá uma coleção de mais de 30 murais em vários formatos, quer pequenos ou grandes. Um formato que está ligado à cidadania, com os próprios valores do Little Portugal”, frisou Rodrigo Ardiles.
Nesse sentido, o primeiro museu ao ar livre de Toronto vai apostar na “inovação social como ferramenta de promoção de artistas que podem criar uma indústria económica mais rentável e bonita” com as cores dos murais.
Na fase inicial, o projeto terá 20 murais expostos ao longo da Dundas West, mas espera contar com a colaboração de artistas portugueses visto que “Portugal é uma referência mundial muito importante”, e é “necessário trazê-la para Toronto, partilhando-a com os artistas locais”.
“Pretendemos a largo prazo que toda a comunidade possa participar em diferentes formas. É necessário ensinar os mais jovens e evitar atos vandalismo, para que se possam expressar através da arte”, alertou.
O Museu ao Ar Livre da Dundas West é uma organização de agentes culturais locais, em parceria com a Associação de Comércio e Serviços da Dundas West e do ‘Little Portugal’.
O governo canadiano calcula que existem mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes no país. Em 2017 visitaram o Canadá mais de 29 mil portugueses.
*Lusa / Foto: WARREN TODA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pedro Sousa e Gastão Elias marcam encontro na segunda ronda do Maia Open

Dois vencedores portugueses da jornada vão estar frente a frente Antes, esta quarta-feira, estreia-se Frederico Silva

Tóquio2020 vai mesmo acontecer no próximo ano

Os Comités Olímpicos Europeus estão “muito seguros” de que os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 vão mesmo realizar-se no próximo ano, mas deverá...

Covid-19: Comissão Europeia transferiu 40 mil ME do SURE a 15 países no último mês

A Comissão Europeia (CE) disponibilizou 40 mil milhões de euros a 15 Estados-membros, no último mês, ao abrigo do programa SURE, para...

Covid-19: Portugal ultrapassa os 300 mil casos desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: