13.9 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Obras do Hostel da Mutualista arrancam no primeiro trimestre 2019 na Covilhã

Obras do Hostel da Mutualista arrancam no primeiro trimestre 2019 na Covilhã

Os associados da Mutualista Covilhanense aprovaram a 20 dezembro, em assembleia geral extraordinária, por unanimidade, a contratação de um financiamento no valor de meio milhão de euros.
A operação financeira visa a requalificação do imóvel que a Associação possui no centro da cidade da Covilhã, na Avenida de Santarém, em hostel social.
Este financiamento está já assegurado, ao abrigo da iniciativa Jessica, instrumento financeiro promovido pela Comissão Europeia e desenvolvido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Dos 500 mil euros, oitenta por cento corresponde a tranche Jessica – Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas, isto é, uma verba de 400 mil euros, sem taxa de juro, e o restante (vinte por cento) é financiado por uma instituição bancária nacional ligada a esta iniciativa.
“É uma operação financeira com condições excecionais, uma oportunidade única para a Mutualista Covilhanense reabilitar um imóvel degradado que está localizado num bairro histórico da cidade, transformando-o num equipamento com fins turísticos sociais, diferenciador em relação ao que existe na região”, sustenta o presidente da Direção, Nelson Silva, ao precisar que as obras deverão arrancar no primeiro trimestre de 2019.
O dirigente acrescenta que, com este investimento, “a Associação passará a contar com mais um equipamento gerador de proveitos, fundamental para o futuro, do ponto de vista da sua sustentabilidade económico-financeira”.
O edifício que acolherá o hostel, construído nos anos 30, tem 3 pisos e uma área de implantação de 358 metros quadrados.
No total, a nova infraestrutura terá capacidade para 38 camas, distribuídas por 14 quartos: 7 de casal, 2 suites e 5 dormitórios.
O projeto, que manterá a traça original do edifício, prevê ainda um elevador panorâmico, uma sala com kitchnet por piso e uma área comum no piso 1 com lareira, copa/bar de apoio e várias zonas de estar.
No espaço exterior nascerá uma piscina apoiada por balneários.
“Será um equipamento moderno e acessível a famílias, jovens e seniores com baixos recursos financeiros”, adianta Nelson Silva, para depois explicar que “entre o público-alvo estão também os associados da Instituição e os associados da rede da União das Mutualidades Portuguesas, num total de 70 mutualistas, que juntas representam 2,5 milhões de beneficiários”.
A criação do hostel é um dos grandes projetos da Associação para o ano de 2019, cujo Plano de Atividades e Orçamento foi também aprovado por unanimidade a 20 de dezembro, mas em Assembleia Ordinária, que precedeu a de carácter extraordinário.
O orçamento é de 1,6 milhão de euros, ao qual se juntam três intenções de investimento, entre as quais a do hostel, e que, juntas, representam quase 1,1 milhão de euros, o que tudo somado perfaz cerca de 2,7 milhões de euros.
As outras duas intenções de investimento dizem respeito a uma remodelação de fundo no edifício-sede da Associação, por via de uma candidatura de 590 mil euros submetida ao Portugal 2020 – Apoio ao Investimento em Infraestruturas em Equipamentos Sociais, e a uma candidatura de 50 mil euros ao Programa de Capacitação para o Investimento Social – POISE para formação de colaboradores e capacitação.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Mais de 10 mil candidaturas do Programa Apoiar submetidas até às 11h30

RECORDE DE CANDIDATURAS SUBMETIDAS Com uma dotação global de 750 milhões de euros a fundo perdido, o Programa...

Município da Sertã celebra Natal com programa simbólico

O Natal é uma época cheia de simbolismo e de gestos que permitem entrever o que há de melhor na natureza humana.

Crianças criaram estendal para celebrar os seus direitos

De forma a assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança e o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, que...

Um mês depois do Halloween, caiu a máscara ao PS, acusa JSD distrital de Castelo Branco e Guarda

As Comissões Políticas Distritais de Castelo Branco e da Guarda da JSD congratulam o PSD por conseguir a tão almejada redução de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: