10.6 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura Convento da Saudação em Montemor-o-Novo alvo de obras de 6,6ME a partir...

Convento da Saudação em Montemor-o-Novo alvo de obras de 6,6ME a partir de janeiro

O Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, vai entrar em obras de reabilitação em janeiro, num investimento de 6,6 milhões de euros, revelou hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.
A mesma fonte indicou que a recuperação do imóvel, classificado como Monumento Nacional e que está degradado, vai avançar em duas fases, a primeira de contenção e a segunda de reabilitação.
Segundo a fonte da tutela, as obras de contenção vão envolver uma verba de 1,6 milhões de euros, financiada pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, enquanto a reabilitação vai custar cerca de cinco milhões de euros e contará com apoio de fundos comunitários.
A abóbada de uma das salas do Convento da Saudação, onde funciona a associação cultural O Espaço do Tempo, dirigida pelo coreógrafo Rui Horta, ruiu parcialmente, em outubro, alegadamente devido ao furacão ‘Leslie’.
“Na verdade, a causa próxima foi o furacão, mas isto tem a ver com 18 anos de abandono, desde que nós aqui estamos e com uma chamada de atenção constante para os problemas do Convento da Saudação”, afirmou, na altura, Rui Horta, em declarações à Lusa.
Na semana passada, em Évora, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que estavam “identificadas as necessidades de intervenção” e que já existe “um acordo entre o Estado e o município para o início da intervenção”.
“Há uma primeira intervenção, que vai permitir escorar e, portanto, conter o edifício para que, depois, possa ser feita a intervenção de reabilitação geral do edifico”, referiu, indicando que a obra iria “iniciar-se previsivelmente em janeiro”.
A responsável pela pasta da Cultura assinalou que a primeira fase dos trabalhos “durará cerca de um ano” e que, depois, “está previsto, [em colaboração] com o município de Montemor-o-Novo, iniciar-se a obra de reabilitação do convento”.
A “luz ao fundo do túnel” para a recuperação do Convento da Saudação, do século XVI, que aguarda há anos obras de reabilitação, surgiu com a assinatura, em agosto, do auto de cedência de utilização do edifício entre a Direção-Geral do Tesouro e a Câmara de Montemor-o-Novo.
O acordo estabelecido com o Estado, válido por 39 anos, podendo ser renovado, explicou, na altura, o município, “tem por finalidade exclusiva a recuperação deste imóvel tendo em vista a sua aplicação a fins culturais”.
O Convento de Nossa Senhora da Saudação pertenceu à Ordem Dominicana e acolheu sempre grande número de religiosas, até que, no século XIX, foi ocupado pelo Estado, que aí instalou um asilo (permaneceu até aos anos 60 do século XX).
*Lusa / Foto: NUNO VEIGA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes

Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”

Luís Faria triunfa no arranque do segundo Maia Open

Vimaranense venceu pela primeira vez no Challenger Tour Procura juntar-se a seis compatriotas no quadro principal

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

Trabalhadores dos CTT cumprem na segunda-feira primeiro de três dias de greve

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve na segunda, quarta e quinta-feira, exigindo aumentos salariais e reforço de colaboradores para o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: