11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Nacional Falta de tabaco motivou distúrbios em cadeia de Bragança

Falta de tabaco motivou distúrbios em cadeia de Bragança

A falta de tabaco para venda na cantina prisional foi o motivo que originou os distúrbios hoje ocorridos no Estabelecimento Prisional de Izeda, em Bragança, disse à Lusa fonte do corpo da guarda prisional.
A mesma fonte adiantou que a situação, em que os presos chegaram a incendiar caixotes do lixo e colchões, já se encontra controlada, estando os reclusos já fechados, depois de se terem recusado regressar às celas após o almoço.
Segundo a mesma fonte, os presos queriam comprar tabaco na cantina do estabelecimento prisional, mas a quantidade autorizada para esta semana já está esgotada.
Contudo, em resposta enviada à Lusa, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) nega “em absoluto que se tenha verificado quaisquer incidentes no Estabelecimento Prisional de Izeda”.
A DGRSP indica que reclusos regressaram às celas, após o almoço, “sem qualquer tipo de problemas” e que não houve recurso à força ou à utilização de meios coercivos.
“A única ocorrência anómala, verificada até ao presente momento no Estabelecimento Prisional de Izeda foi a de alguns papeis que foram queimados dentro de um caixote do lixo, situação imediatamente sanada”, esclarece ainda a DGRSP.
O caso ocorreu numa altura que o corpo da guarda prisional está em greve para exigir a revisão do estatuto, atualização da tabela remuneratória, criação de novas categorias, um novo subsídio de turno, alteração dos horários de trabalho e novas admissões.
*Lusa / Foto: CHRISTOPH SCHMIDT

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: