13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Internacional Oposição no Bangladesh rejeita resultados parciais que dão vitória a Sheikh Hasina

Oposição no Bangladesh rejeita resultados parciais que dão vitória a Sheikh Hasina

A oposição do Bangladesh rejeitou os resultados parciais das eleições legislativas de hoje, que deram uma larga vitória à primeira-ministra Sheikh Hasina, e exigiu a realização de novas eleições.
“Apelamos à comissão eleitoral para que anule imediatamente os resultados”, declarou o líder da oposição, Kamal Hossain, aos jornalistas. “Exigimos a realização de novas eleições o quanto antes, por um governo neutro”, acrescentou.
A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, é a grande vencedora das eleições parlamentares de hoje, segundo os resultados parciais avançados por um canal de televisão.
Até ao momento o seu partido já conquistou 29 dos 300 assentos no Parlamento, ao passo que nenhum lugar foi ainda ocupado pela oposição, anunciou o Canal 24, que compila os resultados do escrutínio em todo o território.
À frente do governo há dez anos, Sheikh Hasina, de 71 anos, está prestes a ver renovado o seu quarto mandato.
A votação, que terminou às 16:00 (10:00 TMG), foi marcada por violentos confrontos entre partidários de formações políticas rivais, com a oposição a denunciar várias fraudes.
Catorze pessoas morreram em confrontos entre apoiantes da Liga Awami, no poder, e o Partido Nacionalista do Bangladesh (BNP), o principal partido da oposição, segundo o mais recente relatório da polícia.
Sheikh Hasina deve a sua popularidade a um período de forte crescimento económico, por ter livrado o país da imagem de nação miserável.
O Bangladesh também acolheu centenas de milhares de rohingyas fugidos da Birmânia.
Contudo, os seus críticos descrevem-na como uma autocrata embrionária que prendeu o seu rival Khaleda Zia e reprimiu dissidentes com prisões em massa de ativistas da oposição, desaparecimentos forçados e leis draconianas que abafam a imprensa.
*Lusa / Foto: NARENDRA SHRESTHA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

Investigação desenvolvida no CNC-UC distinguida pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana

Um estudo que desvendou o potencial da ativação do metabolismo do colesterol como uma futura terapia para a Doença de Machado-Joseph (DMJ), uma doença...

PMC Wine & Food traz-lhe 4 motivos para beber vinho antes do meio-dia

Entre um palato muito mais sensível e as possíveis harmonizações com a comida de pequeno almoço, um copo de vinho antes...

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: