Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Dezembro 18, 2018

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

PCP não indica data preferida para legislativas, mas pede separação clara das regionais

PCP não indica data preferida para legislativas, mas pede separação clara das regionais
José Lagiosa

O PCP escusou-se hoje a adiantar uma data preferida para a realização das legislativas, defendendo que, no período entre 22 de setembro e 13 de outubro, se devem realizar quer estas eleições quer as regionais da Madeira.

No final de uma audiência de cerca de uma hora com o Presidente da República, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, transmitiu aos jornalistas que o partido “trocou opiniões” com Marcelo Rebelo de Sousa sobre o calendário eleitoral do próximo outono.

“Cabe ao Presidente da República marcar essas eleições. Não nos pronunciamos sobre datas concretas, embora deva haver o objetivo de não aproximar muito eleições que são totalmente diferentes, com objetivos diferentes, e também não serem antecipadas em excesso”, defendeu Jerónimo de Sousa.

Perante a insistência dos jornalistas, o secretário-geral do PCP admitiu que o calendário “não pode fugir muito entre finais de setembro e meados de outubro”.

“Entre 22 de setembro e 13 de outubro poderiam ser consideradas as duas eleições. Mas o sr. Presidente decidirá”, afirmou.

Na reunião foram também abordados outros temas da situação política nacional e internacional, tendo Jerónimo de Sousa reiterado que o PCP recorrerá à apreciação parlamentar, caso o Governo aprove um “decreto redutor” sobre a contagem do tempo de serviço dos professores e o Presidente da República o promulgue.

Questionado se 2019 poderá ser um ano com mais greves, o secretário-geral do PCP salientou que tal depende da resposta que o Governo e as empresas derem aos trabalhadores dos vários setores.

“Naturalmente aos trabalhadores cabe defender os seus direitos, usando esse recurso superior que é a greve, e o direito de a fazer”, defendeu.

*Lusa / Foto: TIAGO PETINGA

Comentar