12.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 17, 2022
No menu items!
InícioInternacionalMário Centeno eleito ministro das Finanças do ano na Europa pela The...

Mário Centeno eleito ministro das Finanças do ano na Europa pela The Banker

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, foi eleito pela revista The Banker como ministro das Finanças do ano na Europa, foi hoje anunciado pela publicação do grupo Financial Times.
Para a revista britânica, Mário Centeno “pode olhar para os seus primeiros 12 meses como presidente do Eurogrupo com satisfação bem merecida”, salientando a ‘The Banker’ o sucesso nas negociações para a reforma do Euro, em Dezembro.
Classificando Centeno como “escolha pouco usual” para a presidência do grupo informal de ministros das Finanças da Zona Euro, já que é “o primeiro presidente do Eurogrupo do sul da Europa e o primeiro de um país resgatado”, a The Banker rotula o português como “mais conciliatório do que o seu por vezes abrasivo antecessor”, o holandês Jeroen Dijsselbloem.
Para 2019, a revista diz que Mário Centeno está a preparar-se para dois grandes desafios políticos a nível europeu, “um o pilar da união bancária, o outro uma tentativa de alicerçar a credibilidade do projecto do Euro”.
A ‘The Banker’ considera ainda que a eleição do ministro das Finanças “foi um reconhecimento da incrível recuperação económica de Portugal”.
A publicação com sede em Londres salienta a descida da taxa de desemprego dos 17% em 2013 para abaixo de 7% actualmente, as perspectivas de estabilidade do crescimento económico português para 2019 e 2020, a recapitalização da banca durante 2016 e 2017 e o aumento do salário mínimo e das pensões como parte dessa recuperação.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: