11.1 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 29, 2020
No menu items!
Início Cultura Projeto da companhia de teatro ASTA distinguido com prémio europeu

Projeto da companhia de teatro ASTA distinguido com prémio europeu

O projeto Tell Me – Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe, que evolve a companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, da Covilhã, foi distinguido com um prémio europeu, foi hoje anunciado.
Segundo a ASTA, o projeto de âmbito europeu foi distinguido com o European Language Label e a cerimónia de entrega da distinção terá lugar no Europe Festival, que decorrerá de 7 a 9 de maio, em Florença, Itália.
O prémio “é anualmente atribuído a projetos e iniciativas que promovam o acesso e aprendizagem das diferentes línguas, através de formas inovadoras, como é o caso do Tell Me que têm o teatro como ferramenta para o ensino e integração de migrantes”, refere a ASTA em comunicado enviado à agência Lusa.
O desenvolvimento e coordenação do projeto em Portugal esteve a cargo de Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA.
“O Tell Me é um projeto europeu ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo como ferramenta o teatro. Foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado, num consórcio europeu, várias estruturas que se dedicam ao ensino e à arte dramática. Este pioneiro projeto foi financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +”, lê-se no comunicado da companhia.
Segundo esta fonte, trata-se de “um projeto científico de investigação que junta o ensino ao teatro e, através das suas potencialidades, conseguir chegar mais longe no que diz respeito ao ensino da língua e da matemática”.
No âmbito do projeto experimental, que foi concluído com “enorme êxito”, foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo de dois anos de trabalho e pesquisa que decorreram em Portugal, na Itália e na Suécia.
A equipa pedagógica e criativa do Tell Me desenvolveu vários materiais didáticos, de entre os quais faz parte um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Italiano, Sueco e Turco), e que está disponibilizado no site do projeto (www.tellmeproject.com), indica o comunicado.
A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta metodologia, “que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática ao chegarem a um país desconhecido, com uma língua desconhecida”, é também referido.
Além da ASTA, a equipa do projeto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga (Suécia) e os organismos italianos Nuovo Comitato (associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, diretor científico do projeto) e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi.
A atribuição do prémio ao projeto Tell Me eleva para vinte o número de distinções nacionais e estrangeiras alcançadas pela companhia de Teatro e Outras Artes da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.
*Lusa / Foto: © iStock
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Portugal vence Albânia na pré-qualificação para o Mundial de basquetebol de 2023

A seleção portuguesa de basquetebol venceu hoje a Albânia por 88-70, em encontro da quarta jornada do Grupo A da primeira ronda...

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes

Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”

Luís Faria triunfa no arranque do segundo Maia Open

Vimaranense venceu pela primeira vez no Challenger Tour Procura juntar-se a seis compatriotas no quadro principal

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: