26.1 C
Castelo Branco
Sábado, Julho 31, 2021
No menu items!
InícioCulturaSalão Alma Azul em Alcains recebe “Contos Exemplares de Sophia” no próximo...

Salão Alma Azul em Alcains recebe “Contos Exemplares de Sophia” no próximo dia 6

Para assinalar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nasceu em novembro de 1919, a Alma Azul preparou um Programa dedicado à sua prosa e poesia, que terá várias iniciativas na Alma Azul ao longo do ano.    
Em janeiro, no Dia de Reis, a Alma Azul lê e analisa o conto “Os Três Reis do Oriente – Gaspar”, a primeira parte do conto, dividido em três, que Sophia publicou na Antologia “Contos Exemplares”, uma coletânea de contos profundamente humanistas e de intervenção social, como são: “O Jantar do Bispo”, “Retrato de Mónica”, e o “Homem”.
Também a sua reflexão sobre a Poesia se encontra em “Homero”, mas especialmente em “Os Três Reis do Oriente – Belchior, que a Alma Azul vai Ler e analisar no mês de março, próximo do Dia Mundial da Poesia, deixando para dezembro, a terceira parte do conto, dedicada a Baltasar.
Antes, em junho, e dentro do Programa d“Galáxia Camões”, que a Alma Azul trabalha desde 2011, a abordagem à Obra de Sophia será através do poema “Camões e a Tença”, e do texto que Sophia leu em Coimbra, em 1980, sobre Luís de Camões.

 
Em “Gaspar – Os Três Reis do Oriente”, que a Alma Azul apresenta em Alcains, no dia 6, domingo, às 16 horas, o tema é a Justiça e a Liberdade Religiosa.
Antes de Gaspar sair do seu reino para seguir a Estrela, terá uma dura e reveladora experiência que mudará a sua vida para sempre.
E da primeira parte do conto surge um pensamento (quase prece) de Gaspar: “Que pode crescer dentro do tempo senão a justiça?” um mote para uma Conversa, no Salão Alma Azul, em Alcains.
A Alma Azul leva, ainda, “Os Três Reis do Oriente”, de Sophia, à Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, no próximo dia 11 de janeiro, sexta-feira.
E em fevereiro, realiza seis sessões do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, nas Escolas de Viana do Castelo, a convite da Biblioteca Municipal.
Como a Alma Azul completa 20 anos em 2019, em todas as sessões que realizar na sua sede, a produtora de atividades culturais oferece iguarias da região, especialmente o Requeijão Tostado à Moda de Alcains.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: