15.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Cultura Tradições das Aldeias de Montanha descem à cidade da Covilhã

Tradições das Aldeias de Montanha descem à cidade da Covilhã

Promover, valorizar e revelar a identidade em estado puro das aldeias de montanha do concelho é a forte aposta da Câmara Municipal da Covilhã com a iniciativa “A Montanha Desce à Cidade com os Reis”.
Nos próximos dias 5 e 6 de janeiro, a Praça do Município acolhe um vasto conjunto de actividades que visa celebrar o Dia de Reis e encerrar a programação do “Natal Com Arte”, sob o mote do «retorno ao mundo natural».
Este evento enquadra-se na estratégia promocional das Aldeias de Montanha, levada a cabo pela autarquia, que proporcionou momentos especiais nas Penhas da Saúde (“Saud’Arte”, 28 e 29 de julho), em São Jorge da Beira (“Caminhada e Observação do Céu Noturno”, a 15 de agosto), nas Cortes do Meio (“Pastores”, 5 a 7 de outubro), em Verdelhos (“Agasalhos no Frio”, 9 a 11 de novembro) e na Erada (“Palad’Arte”, 16 e 17 de novembro).
“A Montanha Desce à Cidade com os Reis” é um evento que traz agora estas atividades e tradições ao centro histórico da Covilhã para dar a conhecer o artesanato e os sabores da Serra, os jogos tradicionais como o jogo do arco, a corrida de cântaros, o jogo do burro e da malha, entre outros.
A animação e a música não vão faltar com atuações do Grupo de Cantares de Trigais, do grupo de concertinas “Tradições da Beira”, dos Bombos da Bouça, do Grupo de Cavaquinhos de São Jorge da Beira ou do acordeonista André Pais. As surpresas não vão faltar nesta verdadeira festa de montanha no coração da cidade da Covilhã.
Para o presidente do Município, Vítor Pereira, este será “um evento com sons, artesanato e sabores da Serra, jogos e actividades tradicionais das zonas de montanha, assim como uma exposição fotográfica intitulada «retorno ao mundo rural». Queremos encerrar com chave de ouro um conjunto de iniciativas importantes que tiveram lugar nas cinco aldeias de montanha que foram abrangidas por este projecto, fulcral para preservar atividades, tradições, usos e costumes, valorizando as potencialidades naturais e promovendo o turismo em cada uma destas aldeias”.

O autarca aponta ainda a articulação desta iniciativa “com o tradicional cantar das janeiras, que vai trazer muita animação ao centro da cidade e dinamizar o nosso comércio tradicional”.
“A Montanha Desce à Cidade com os Reis” realiza-se na Praça do Município e nas principais artérias do centro da cidade, das 10h00 às 19h00 dos dias 5 e 6 de janeiro.
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

DCA Talks: “Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como...

proTEJO e o município de Vila Franca de Xira convidam a cidadania a refletir sobre o controlo e a fiscalização da qualidade da água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo e o Município de Vila Franca de Xira convidam os cidadãos e as populações ribeirinhas da...

Município da Covilhã apresenta “Natal com Arte 2020”

A Câmara Municipal da Covilhã apresentou o programa oficial das comemorações natalícias - “Natal com Arte”, em conferência de imprensa realizada no...

Covid-19: Portugal ultrapassou os 4.000 mortos desde o inicio da pandemia

Portugal ultrapassou hoje os 4.000 mortos relacionados com a covid-19 ao contabilizar nas últimas 24 horas mais 85 óbitos e 3.919 novos casos de infeção com o novo coronavírus,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: