10.6 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Regional “Filosofia para Crianças” continua no próximo período letivo em Penamacor

“Filosofia para Crianças” continua no próximo período letivo em Penamacor

O Município de Penamacor está a implementar um projeto piloto designado “Filosofia para Crianças”. Os destinatários são os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

O Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, está a realizar, no presente ano letivo, um projeto designado “Filosofia para Crianças”.
Este é um programa educativo que tem como principal objetivo colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva, desenvolvendo assim competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas.
De realçar que este é um projeto piloto, que procura responder à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis e a concentração.
Durante o primeiro período do ano letivo, os alunos trabalharam o pensamento abstrato, baseado nas emoções e nos afetos.
Até ao final do ano, cada turma, em função do nível de ensino e da maturidade, vai trabalhar diferentes conceitos.

Participantes no projeto piloto “Filosofia para Crianças”

As sessões tiveram início no dia 23 de novembro, sendo que este programa é destinado aos alunos do 1º ciclo (turmas do 2º, 3º e 4º anos), aplicado em pequenos grupos e conta com uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.
O Projeto Filosofia para Crianças surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.
O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Portugal vence Albânia na pré-qualificação para o Mundial de basquetebol de 2023

A seleção portuguesa de basquetebol venceu hoje a Albânia por 88-70, em encontro da quarta jornada do Grupo A da primeira ronda...

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes

Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”

Luís Faria triunfa no arranque do segundo Maia Open

Vimaranense venceu pela primeira vez no Challenger Tour Procura juntar-se a seis compatriotas no quadro principal

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: