8.5 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Novembro 26, 2020
No menu items!
Início Regional Ano Municipal da Floresta em Proença-a-Nova supera expetativas

Ano Municipal da Floresta em Proença-a-Nova supera expetativas

Doze meses, doze iniciativas e um concelho com maior consciencialização sobre a importância da floresta foi o resultado do Ano Municipal da Floresta, dinamizado pelo Município de Proença-a-Nova ao longo do ano 2018.
A iniciativa encerrou com um balanço muito positivo, superando todas as expetativas iniciais.
“Somos o concelho com a taxa mais alta de afluência do grupo de municípios onde decorre o cadastro simplificado, integramos a Rede Europeia de Territórios Resineiros, uma iniciativa comunitária relativa à cooperação transnacional sobre o ordenamento do território e desenvolvimento regional, no âmbito da qual iremos receber em 2019 um congresso internacional sobre o tema, levámos a cabo dezenas de ações de sensibilização, factos que demonstram que estamos no caminho certo para uma gestão profissional da floresta e para a prevenção de incêndios florestais. Sentimos que as populações estão sensibilizadas a olhar para a floresta como um recurso económico do futuro e não como um problema. Depois deste ano, esperamos que as ações se traduzam em comportamentos de autoproteção e gestão de risco, por um lado, e na valorização dos recursos naturais, por outro, pois uma floresta cuidada é fonte de riqueza”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal.
Estas iniciativas, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta, realizaram-se, nos dias 21 de cada mês, para lembrar que a floresta é fonte inesgotável de riqueza durante o ano todo.
Uma Floresta por Inteiro assinalou a primeira ação de promoção do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta.
O primeiro dia 21 do ano coincidiu com a data do 149º passeio pedestre e, desta forma, no final da caminhada cada um dos participantes recebeu uma árvore autóctone.
Floresta Sénior foi a segunda atividade de promoção do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta.
No âmbito da disciplina Ciência Viva da Universidade Sénior, os alunos realizaram uma visita às árvores existentes no concelho de Proença-a-Nova classificadas como de interesse público pela Autoridade Florestal Nacional.
No Dia Internacional das Florestas, o Município e o CCV da Floresta, em parceria com as Juntas de Freguesia, associações e população local, plantaram mais de uma centena de árvores em 97 aldeias de sol a sol.
A Missão Floresta foi a atividade do dia 21 de abril que contou com uma palestra sobre resinagem.
O Município e o CCV da Floresta colocaram a Floresta na Ordem do dia, levando à Assembleia da República e à Presidência da República, uma árvore autóctone, em maio.
Em junho, o CCV da Floresta participou no encerramento do ano letivo 2017/2018 do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com os Jogos da Floresta.

Plantar o futuro no Ano Municipal da Floresta

No mês de julho assinalou-se o 11º aniversário do centro, recebendo a exposição de ilustração cientifica Naturia Secreta de Luísa Ferreira Nunes e em agosto foram extraídos os aromas da floresta, em parceria com uma empresa de destilação de óleos essenciais de plantas autóctones.
As Ciências da Floresta foram o tema do Café de Ciência do mês de setembro e em outubro, o centro recebeu uma peça de teatro infantil, “Caraculisses, Ulisses e a Floresta das mil árvores”, encenada pelo grupo de teatro Muzumbos, que destacou a importância das Florestas e das Árvores.
Em novembro, foi o mês de “meter a mão na massa”, com uma oficina de Outono com castanhas, bolotas e compotas, destinada aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.
A iniciativa, “As outras árvores de Natal” marcou o encerramento do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta, na qual participaram várias entidades e associações do concelho, que foram desafiadas pelo Centro Ciência Viva da Floresta a enfeitarem a árvore de Natal com características próprias de cada organização.
O resultado final esteve exposto no Mercado de Sabores do Natal, nos dias 15 e 16 de dezembro, no Pavilhão Municipal.
No ano de 2019 a floresta continuará a ser uma das áreas principais no foco do executivo. O orçamento para este ano conta com mais de cem mil euros para silvicultura e caminhos florestais, além das ações de divulgação dos apoios à plantação de árvores nas áreas de gestão de combustível dentro dos aglomerados populacionais que arrancam a partir do dia 15 de janeiro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Morreu Diego Armando Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o...

LE: Benfica confirma ‘positivo’ de Taarabt e Jesus chama jogadores da formação

O Benfica confirmou hoje a infeção pelo novo coronavírus do futebolista Adel Taarabt, que se junta aos indisponíveis Julian Weigl e Darwin...

Covid-19: Morreu Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto

Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e administrador não-executivo da SAD do campeão português de futebol, morreu hoje, aos 70 anos,...

Concurso “Presépios de Natal” regressa a Castelo Branco com a 14ª edição

Está de volta o concurso “Presépios de Natal”, promovido pela Câmara deCastelo Branco, através da Biblioteca Municipal, este ano em formato onlineface...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: