4.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Nacional Dezembro de 2018 foi quente e situação de seca regressa a sul...

Dezembro de 2018 foi quente e situação de seca regressa a sul do Tejo

O mês de dezembro de 2018 foi quente, com a temperatura máxima a alcançar o terceiro valor mais alto em 87 anos, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA avança também que no final de dezembro verificou-se “o surgimento da classe de seca meteorológica fraca” a sul do Tejo devido aos valores baixos de precipitação registados no último mês.
Desta forma, o IPMA indica que a distribuição percentual do índice de seca no território é de 53,3% na classe de seca fraca, 13,7% na classe normal e 33% na classe de chuva fraca.
“O mês de dezembro de 2018 em Portugal Continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação”, refere o IPMA no resumo climatológico do mês passado.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o valor médio da temperatura do ar foi de 10.58 graus centígrados (°C), significando que foi superior ao normal e o terceiro mais alto desde 2000.
O IPMA precisa que valores da temperatura média superiores aos agora registados ocorreram em cerca de 20% dos anos desde 1931.
Este organismo dá também conta de que o valor médio da temperatura máxima do ar, 15.21 °C, foi superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931, tendo apenas registado números superiores em 2015 e 2016.
Já a temperatura mínima do ar, 5.96 °C, foi próxima do valor normal.
O IPMA realça que a temperatura máxima registou entre 01 a 12 de dezembro valores “muito superiores ao normal”, destacando os dias 09 e 10, com uma temperatura média máxima do ar em Portugal de 18.7 °C (4.8 °C acima do normal).
A chuva que caiu em dezembro correspondeu a cerca de 37% do valor normal e os valores da quantidade de precipitação inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 20% dos anos desde 1931.
O IPMA indica ainda que nos últimos oito anos o valor de precipitação mensal em dezembro foi sempre inferior ao normal.
*Lusa / Foto: JEON HEON-KYUN

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: