11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Nacional Plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio acionado na quarta-feira em...

Plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio acionado na quarta-feira em Lisboa

O plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo do frio vai ser ativado na quarta-feira às 17:00, disse hoje à Lusa o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.
“A partir de amanhã [quarta-feira] à tarde, a partir das 17:00, vamos declarar a fase amarela do plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo, tendo em atenção a descida das temperaturas prevista – de forma consistente vão começar a baixar a partir de amanhã”, afirmou o vereador.
A Câmara de Lisboa vai abrir o Pavilhão Municipal Casal Vistoso, onde os sem-abrigo “poderão aceder a refeições quentes, dormir com temperatura adequada e também roupa quente”.
Além do pavilhão, que ficará aberto diariamente (24 horas) até que seja desativada a fase amarela do plano de contingência, o Metropolitano de Lisboa vai deixar abertas as estações do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia durante o período noturno, anunciou a autarquia.
Segundo o vereador do Bloco de Esquerda, esta solução prevê que “todos, independentemente de terem ou não algum problema em ir para um pavilhão ou para uma situação mais estruturada, possam abrigar-se do frio extremo que vai acontecer nos próximos dias”.
Esta fase amarela do plano de contingência irá manter-se em vigor “enquanto for necessário”, indicou Manuel Grilo à Lusa.
O autarca precisou que já está em marcha um “plano de prevenção”, ou seja, os centros de acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo “já estão a abrir mais cedo”.
Na segunda-feira, a meteorologista Ângela Lourenço disse à Lusa que as temperaturas mínimas vão continuar muito baixas em Portugal continental pelo menos até ao final da semana, podendo chegar aos 05 graus negativos em algumas regiões do território.
Até ao final da semana as temperaturas mínimas vão continuar muito baixas, com noites muito frias, mas os dias serão amenos, com máximas que podem chegar aos 18 graus Celsius, explicou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
*Lusa / Foto: NUNO FOX

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Governo alerta 400 mil empresas para teletrabalho e máscara obrigatórios

O Ministério do Trabalho enviou hoje um e-mail a cerca de 400 mil empresas a alertar para a obrigatoriedade do teletrabalho nos...

Covid-19: Novos casos de infeção em Portugal descem há oito dias

Há oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um...

DCA Talks: “Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como...

proTEJO e o município de Vila Franca de Xira convidam a cidadania a refletir sobre o controlo e a fiscalização da qualidade da água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo e o Município de Vila Franca de Xira convidam os cidadãos e as populações ribeirinhas da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: