5.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Sem Categoria Estudante da FCTUC distinguido pela multinacional ABB

Estudante da FCTUC distinguido pela multinacional ABB

Cerimónia de entrega|10 de janeiro| 12 horas

Um estudo que apresenta uma nova estratégia de controlo para geradores eólicos, desenvolvido por Tiago Caetano Madeira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguido com o “prémio ABB”, atribuído pela multinacional ABB (Asea Brown Boveri), no valor de mil euros.
A cerimónia de entrega do prémio vai realizar-se hoje, dia 10 de janeiro, pelas 12 horas, na Sala do Conselho da FCTUC, no edifício central, Polo II da Universidade de Coimbra, com a presença do Administrador-Delegado da ABB em Portugal, Miguel Pernes, e do Diretor da FCTUC, Luís Neves.
Tiago Caetano Madeira realizou o estudo no âmbito da sua tese de mestrado intitulada “Model Predictive Control of a Doubly-Fed Induction Generator Connected to a dc-grid, for Distributed Generation”, tendo obtido a classificação final de 19 valores.
O trabalho insere-se na temática mais vasta que tem vindo a ser investigada no Laboratório de Sistemas Eletromecânicos do DEEC e “visa melhorar o desempenho, robustez, fiabilidade e tolerância a falhas de geradores eólicos instalados em terra (onshore) e no mar (offshore), abrangendo desde os geradores usados na microgeração até aos geradores offshore com vários megawatts de potência nominal”, explica Sérgio Cruz, orientador da tese agora distinguida.
Nestes sistemas, refere o docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, “um dos problemas existentes com as soluções de controlo clássicas são as oscilações do binário a que o gerador fica sujeito, fruto da existência de uma ponte retificadora a díodos na interligação do gerador à rede dc, conduzindo a uma fadiga mecânica acelerada do gerador e ainda a oscilações permanentes na potência injetada na rede eléctrica”.
A nova estratégia de controlo agora proposta, baseada em controlo preditivo, “o qual se prevê que seja adotado pelos principais fabricantes de acionamentos elétricos num futuro próximo, elimina na totalidade este problema, garantindo ainda uma melhor resposta dinâmica do gerador e aumentando a sua fiabilidade”, realça Sérgio Cruz.
O “Prémio ABB” distingue anualmente o diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada na dissertação de mestrado, desenvolvida nas áreas de acionamentos / variação de velocidade ou transformadores de potência.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: