17.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 21, 2020
No menu items!
Início Internacional Brexit: Portugal apoiaria prolongamento do prazo ou reversão de saída do Reino...

Brexit: Portugal apoiaria prolongamento do prazo ou reversão de saída do Reino Unido

Portugal apoiaria um pedido do Reino Unido para prolongar o período de negociações do ‘Brexit’, assim como uma eventual decisão de reverter a saída da União Europeia, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
“A saída do Reino Unido da UE é uma má notícia, a saída sem acordo é uma notícia catastrófica. Portanto, compreendemos todas as decisões que o Reino Unido venha a tomar e que signifiquem a reversão ou o prolongamento”, disse o ministro na comissão parlamentar dos Assuntos Europeus da Assembleia da República.
“Se o Reino Unido quiser pedir a prorrogação do prazo, esse pedido implica uma posição unânime dos Estados-membros e não será por Portugal que essa concordância faltará […]. Se decidir a reverter comunicação de saída, também isso não colocará nenhum problema a Portugal”, precisou, em resposta a uma pergunta do deputado Carlos Gonçalves, do PSD.
O ministro falava aos deputados poucas horas antes da votação no parlamento britânico do acordo de saída negociado entre Londres e Bruxelas, que assegura uma saída ordenada e um período de transição até dezembro de 2020, mas as hipóteses de o acordo ser chumbado são consideráveis.
Um chumbo do documento pode obrigar o governo britânico a pedir uma extensão do período de negociações estipulado pelo artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que termina a 29 de março.
Existe também a possibilidade, validada pelo Tribunal Europeu de Justiça, de o governo britânico revogar unilateralmente o pedido de saída da União.
Santos Silva reafirmou que o acordo em cima da mesa “é o melhor acordo possível e o único acordo possível”, tendo em vista “contradições na posição britânica” como “querer sair da liberdade de circulação de pessoas, mantendo as de bens, serviços e capitais” ou “não querer nenhuma divisão interna no seu território”, ao mesmo tempo que “não quer restaurar qualquer tipo de fronteira física” entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.
Questões, considerou, que “têm mais a ver com a relação do Reino Unido consigo próprio” do que “com a relação do Reino Unido com a UE”.
As deputadas Carla Tavares, do PS, e Isabel Pires, do BE, questionaram o ministro sobre o sentido de um tal prolongamento, com a bloquista a perguntar “como pode ser vantajoso, se este é o único acordo possível e não vai haver renegociação”, ao que o ministro respondeu que qualquer prorrogação teria de ser associada “a algum desenvolvimento interno no Reino Unido que permita condições para um desenlace positivo”.
“Só faz sentido prorrogar o prazo para que os britânicos evitem o caos e só faz sentido colocar em cima da mesa uma renegociação se os britânicos alterarem aquilo a que chamam as suas linhas vermelhas”, frisou.
Por outro lado, e sublinhando que todos os líderes europeus afirmaram preferir “ter o Reino Unido na UE”, Portugal, que tem a mesma posição, “não terá nenhuma objeção […] se o Reino Unido decidir retirar o pedido de saída”.
*Lusa / Foto: Arquivo

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola,...

OE2021: PCP de “espírito aberto” para conversações, mas recusa “chantagens”

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa...

Carlos Almeida vence eleições no PSD Castelo Branco

Carlos Almeida foi reeleito presidente da concelhia de Castelo Branco do Partido Social Democrata (PSD), no passado sábado.

Sebastian Buhler supremo na Baja TT do Pinhal 2020

Piloto da Hero venceu no regresso à competiçãoRuben Alexandre foi o mais forte nos quadsCorrida renhida nos SSV foi ganha por João...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: